Os 3 tipos mais comuns de colunas gregas

A Acropole na Grécia

Anagr/iStock/Getty Images

Os estilos de muitas colunas utilizadas na arquitetura foram inventados milênios atrás na Grécia. As ordens Dórica, Jônica e Coríntia são as três principais originadoras das colunas desenvolvidas pela Grécia antiga. Esses estilos de coluna ainda são usados em construções hoje em dia.

Ordem Dórica

Colunas dóricas em uma construção em Washington, DC

John Keith/iStock/Getty Images

A coluna dórica é uma coluna grega simples. Ela é simples e não possui base. As colunas dóricas geralmente tinham estátuas de deuses ou heróis no topo.

Ordem Jônica

A base de uma coluna jórica

Tim Mainiero/iStock/Getty Images

As colunas jônicas são mais altas que as dóricas e sua superfície tem linhas esculpidas de cima para baixo. A base de uma coluna jônica se parece com uma pilha de anéis, e o capitel no topo da coluna parece ser um pergaminho gigante.

Ordem Coríntia

O capitel de colunas coríntias no National Archive em Washington, DC

Joe Gough/iStock/Getty Images

As colunas coríntias, assim como as jônicas, possuem linhas esculpidas por toda sua superfície, e sua base também se parece com uma pilha de anéis. O capitel das colunas coríntias, entretanto, possuem flores e folhas abaixo de um pequeno pergaminho, fazendo delas as colunas mais decorativas de todos os tipos de colunas gregas.

Altura

Uma fileira de colunas dóricas

gallofoto/iStock/Getty Images

As colunas dóricas são as mais baixas entre as colunas gregas. A altura de uma coluna dórica é cinco vezes e meia a sua largura. A altura de uma coluna jônica é nove vezes sua largura. Já a altura das colunas coríntias é 10 vezes sua largura, fazendo com que ela seja a mais alta das colunas gregas.

Exemplos

O Parthenon em Atenas, Grécia

Top Photo Corporation/Top Photo Group/Getty Images

O Parthenon em Atenas, Grécia, é a construção mais famosa que possui colunas dóricas. O Templo de Atenas na Acrópole é a construção jônica mais famosa. O Templo de Sybil em Roma é um bom exemplo de colunas coríntias.

×