Como acabar com o barulho dos tuchos hidráulicos

••• Car engine image by George Dolgikh from Fotolia.com

Com o aumento da quilometragem de um veículo, as peças começam a se desgastar ou necessitar de ajustes. O trem de válvulas não é exceção; até o advento dos tuchos hidráulicos não conseguiu erradicar os barulhos do trem de válvulas. Existem várias possíveis causas para esse barulho, incluindo válvulas mal reguladas, balancins desgastados, hastes curvadas, guias de válvulas desgastadas e parafusos soltos. Se a inspeção de todas essas partes falhar, o problema provavelmente reside nos tuchos. Antes de desmontar o motor e substituí-los, tente alguns passos para silenciar esses tuchos barulhentos.

Passo 1

Ligue o motor, deixe-o aquecer até a temperatura de funcionamento e, em seguida, desligue-o. Retire a vareta de óleo do motor. Limpe-a com um pano e, em seguida, insira-a novamente no tubo e puxe-a para análise.

Passo 2

Inspecione o nível de óleo enquanto a vareta está fora para assegurar que o motor não contenha uma quantidade excessiva. Excesso de óleo faz com que o comando de válvulas faça o mesmo espumar, provocando bolhas de ar no sistema. Se elas entrarem nos tuchos hidráulicos, não terão pressão hidráulica suficiente, gerando por isso os barulhos.

Passo 3

Inspecione o óleo na vareta à procura de sujeira, lama, contaminantes sólidos ou conteúdo de carbono em excesso, observado por um escurecimento do mesmo. Lodo no cárter irá impedir que o tubo de recolhimento sugue a quantidade apropriada de óleo para lubrificar o motor. Troque o óleo e o filtro, se necessário. Adicione uma garrafa de óleo penetrante, que decompõe o lodo presente no cárter e no sistema de lubrificação. A falta de lubrificação pode causar ruído nos tuchos.

Passo 4

Remova a tampa das válvulas com quaisquer ferramentas necessárias se você não encontrar os contaminantes achados no óleo do motor. Ligue o motor.

Passo 5

Segure uma extremidade da mangueira de aquecimento contra qualquer um dos ouvidos enquanto você move a outra de um balancim para outro ouvindo assim os ruídos. Anote quais são os balancins ruidosos.

Passo 6

Ajuste as válvulas de acordo com as especificações de fábrica. Se elas não estiverem bem ajustadas, os tuchos farão barulho.

Passo 7

Solte a porca do balancim e deslize o braço dele para o lado se as válvulas e os tuchos não fizerem barulho. Inspecione as varetas para garantir que elas estejam alinhadas e não estejam obstruídas por lama. Substitua qualquer vareta dobrada ou obstruída e ajuste as válvulas novamente.

Passo 8

Retire os tuchos ruidosos do motor seguindo os procedimentos previstos no manual do fabricante se você não encontrar varetas defeituosas. Inspecione-os para ver se estão desgastados e realize um teste de vazamento nos tuchos que não mostram desgaste excessivo (veja a seção Dicas para obter mais detalhes). Substitua os que mostrarem desgaste externo excessivo ou que falharam no teste de vazamento.

Passo 9

Desmonte os tuchos ruidosos se passarem pelo teste de vazamento: comprima o pistão para dentro do tucho, remova do anel de pressão com um alicate específico e, lentamente, libere a pressão da mola sobre o pistão.

Passo 10

Remova o pistão, a mola e a bola de retenção que ficam dentro do tucho. Inspecione as peças desgastadas ou quebradas. Substitua os tuchos defeituosos.

Mais recentes

×