×
Loading ...

Como acidificar solos alcalinos

Algumas plantas extremamente valorizadas por seus frutos e cor, como azaleias, hortênsias azuis e arbustos de mirtilo, prosperam quando crescem em solo ácido. Porém, se você mora em uma região com muito calcário ou outros tipos de alicerces minerais, o solo provavelmente apresenta um pH acima de 7, ou seja, alcalino. É possível reduzir o nível de pH do solo a fim de cultivar espécies específicas — basta acrescentar algum material orgânico ácido, encontrado facilmente na maioria das lojas de jardinagem.

Instruções

Azaleias, rododendros e outras plantas prosperam em solo ácido (Azalea image by fabiomarc from Fotolia.com)
  1. Teste a alcalinidade — ou o nível do pH — a partir de algumas amostras de solo do terreno. Lojas de jardinagem costumam testar o solo para os clientes, mas você também pode comprar um conjunto para testar o pH do solo por conta própria.

    Loading...
  2. Escolha o tipo de cobertura que aplicará no solo. O enxofre granulado é a forma mais segura, mas ele leva muito mais tempo para reduzir o nível de pH do solo do que outras substâncias. Outros tipos de cobertura ácida incluem sulfato de alumínio, sulfato ferroso e turfa de esfagno. A turfa de esfagno pode causar leve irritação na garganta e nos olhos, principalmente se for desidratada e transformada em pó, mas os sulfatos de alumínio e ferroso podem causar problemas de saúde a longo prazo, incluindo condições gastrointestinais. Leia todas as instruções de segurança antes de utilizar a cobertura ácida.

  3. Calcule a quantidade de cobertura que precisará acrescentar ao solo para reduzir a alcalinidade. A turfa de esfagno — melhor para terrenos menores, por causa do custo — deve ser aplicada em camadas de 2,5 a 5 cm de espessura, ao longo de toda a extensão do solo. O enxofre granulado deve ser administrado a uma proporção de 90 g para cada 90 cm². O sulfato de alumínio ou ferroso deve ser aplicado em uma proporção seis vezes maior do que o enxofre granulado.

  4. Aplique a quantidade adequada de cobertura ácida para o solo no seu terreno. Trabalhe-a no solo com uma enxada rotativa. Para menores quantidades, vista luvas de trabalho e misture-a ao solo com uma pá, até uma profundidade de aproximadamente 5 cm.

    As coberturas ácidas, principalmente as formas mais sólidas, levam tempo para serem completamente absorvidas pelo solo. A Universidade de Cornell sugere que o enxofre granulado seja administrado um ano antes do plantio. Em contrapartida, os sulfatos alcançam o efeito desejado em cerca de um mês. O enxofre se dissipa pelo solo mais rápido durante os meses mais quentes, por isso, é melhor começar as aplicações a longo prazo no final da primavera ou no começo do verão.

Loading...

Aviso

  • Aplicações excessivas de cobertura ácida podem causar deficiência de fósforo no solo. Tal deficiência faz com que as plantas apresentem descolorações, se desenvolvam menos do que a média e morram. Aplique esterco de aves, pedra de fósforo ou farinha de ossos para aumentar os níveis de fósforo no solo.

O que você precisa

  • Potes para amostras de solo
  • Conjunto para testar o solo (opcional)
  • Cobertura ácida
  • Enxada rotativa
  • Luvas de jardinagem

Referências

Loading ...
Loading ...