Como adicionar alças em um vestido

••• Bridesmaid image by Tracy Martinez from Fotolia.com

Se estiver desconfortável usando um vestido tomara que caia ou deseja mudar o visual de um vestido que está guardado durante anos, acrescentar alças é uma maneira bastante simples de valorizar o modelo ou simplesmente para torná-lo mais fácil de usar. Não tenha medo, sempre há uma solução até mesmo para as mais relutantes costureiras.

Adicionando alças permanentes

Passo 1

Encontre um tecido que combine ou que vá bem com o seu vestido. Com meio metro de tecido a mais, apenas no caso de você cometer erros.

Passo 2

Para que as alças prendam-se melhor, compre um tecido com sobras ou revista-os com elástico.

Passo 3

Meça o comprimento desejado das alças. Uma boa maneira de fazer isso é ter alguém para medir a distância de cada ombro na frente do seu vestido, a partir de onde você quer que a alça comece até o fim nas costas.

Passo 4

Decida se deseja suas alças largas ou estreitas. Alças finas são mais difíceis de fazer, mas se o seu vestido for de uma cor bastante comum e você deseja alças finas, uma boa opção pode ser comprar fita com bordas já acabadas que não precisem de bainha.

Passo 5

Corte o tecido com o comprimento e a largura desejados, deixando alguns centímetros de cada lado como margem de erro.

Passo 6

Costure a bainha das alças com um ponto corrido ou plano longitudinalmente de modo que nenhuma borda fique aparecendo, de preferência com uma máquina de costura.

Passo 7

Se estiver usando elásticos, crie um tubo com o tecido com a largura do elástico.

Passo 8

Coloque o elástico no tubo e fixe-o com uma costura em ambos os lados, certificando-se de que ficará esticado e não completamente solto.

Passo 9

Experimente seu vestido novamente.

Passo 10

Peça para uma amiga prender as alças no lugar.

Passo 11

Tire seu vestido, vire-o ao avesso, em seguida, cole as alças no lugar com cola de tecido. Deixe secar.

Passo 12

Remova os alfinetes. Com uma máquina de costura, costure as alças na parte da frente e de trás com uma linha de mesma cor do tecido do vestido. Pregue as alças usando as costuras já existentes sempre que possível para ter um efeito mais sutil.

Passo 13

Se preferir um vestido frente única, costure as alças na parte da frente e não na parte de trás, mas não se esqueça de finalizar as bordas das alças para que não desfie.

Alças removíveis

Passo 1

Adicione alças removíveis para o seu vestido se você simplesmente quiser mudar a aparência e quiser usá-lo sem alças ou, às vezes, mudar para alças diferentes.

Passo 2

Meça o comprimento do tecido ou fita que preferir usar no vestido.

Passo 3

Conecte o lado dos ganchos do velcro nas extremidades externas de cada alça e a outra parte do velcro para dentro do vestido.

Passo 4

Se o velcro não colar, use cola de tecido ou costure-o no local em torno das bordas.

Passo 5

Experimente seu vestido com alças. Se elas estiverem soltas ou amassadas, tente ajustar o velcro.

Mais recentes

×