×
Loading ...

Como afiar as lâminas de um aparador elétrico de cerca-viva

Aparadores de cerca-viva fazem com que aparar cercas-vivas e arbustos seja muito simples. Quando realiza-se a mesma tarefa com aparadores manuais, no entanto, é muito mais fácil dizer quando as lâminas precisam ser afiadas, pois fica cada vez mais duro de cortar. Por isso, é melhor seguir atentamente às recomendações de afiação do fabricante ou pelo menos afiar as lâminas a cada 40 horas de operação. Lâminas afiadas fazem cortes melhores e dão uma aparência melhor à vegetação. Afiar as lâminas de um aparador é fácil e você economizará mais que o tempo gasto com a afiação diminuindo o tempo da tarefa de aparar.

Instruções

Aparar as cercas-vivas é mais fácil com lâminas afiadas (Isolated hedge image by Pamela Uyttendaele from Fotolia.com)
  1. Desabilite o motor do aparador removendo-o do fio elétrico (modelos elétricos) ou desligando o fio da faísca (modelos à gasolina). Coloque o aparador sobre uma superfície plana, como uma bancada, para que as duas lâminas possam ser removidas facilmente. Seguindo as instruções do fabricante, remova cuidadosamente as lâminas do aparador. Normalmente, isso inclui remover o encaixe de plástico e, então, soltar alguns parafusos para ter acesso total à lâmina.

    Loading...
  2. Coloque proteção nos olhos. Insira a primeira lâmina do aparador na morsa. Para evitar arranhões, sempre coloque um pequeno bloco de madeira macia (ou um pano) nos dois lados da morsa antes de apertar muito forte a lâmina do parador.

  3. Segure uma ponta da lâmina do aparador usando luvas, com a outra ponta presa com força na morsa. Inspecione a lâmina com atenção e tente identificar seu fio de corte. Esse será o ângulo que você tentará imitar. Comece a limar nesse mesmo ângulo com a lima de rugosidade média. Pressione a lima com firmeza sobre a lâmina na mesma direção da borda já feita de fábrica. Faça movimentos completos e inspecione a lâmina novamente após alguns movimentos, quando ficar mais fácil (menos resistência é sentida). Assim que um novo fio puder ser visto (quando metal limpo e claro for visível), mude para a lima fina e faça mais alguns movimentos para suavizar a lâmina.

  4. Não lime muito no mesmo lugar com nenhuma das limas, pois isso faz com que surjam ranhuras. Use toda a extensão da lima quando movê-la pelo canto da lâmina, lembrando-se de manter a lima no ângulo certo (o ângulo da fábrica). Lime apenas até você obter uma nova borda limpa na lâmina do aparador em toda a extensão dela.

  5. Repita o procedimento de limadura nos dois lados de ambas as lâminas. Para testar a agudeza, passe um pedaço de papel pela lâmina recém-afiada. Ela deve cortar o papel com pouca pressão aplicada. Quando acabar de afiar todas as quatro bordas das lâminas, aplique uma leve cobertura de óleo lubrificante com um pano.

  6. Prenda novamente as lâminas ao aparador do mesmo jeito que foram removidas. Preste atenção às especificações disponíveis no manual sobre o aperto dos parafusos, pois isso pode afetar muito a fricção das lâminas e o desempenho do aparador.

Loading...

Dicas

  • Pressão demais sobre a lâmina do aparador na morsa pode entortá-la, portanto, use com cuidado.

Aviso

  • Não aperte demais as lâminas do aparador nem deixe de fora arruelas e espaçadores. Isso pode causar fricção intensa da lâmina e encurtar a vida útil do motor do aparador.

O que você precisa

  • Conjunto de chaves-inglesas (SAE ou métricas, dependendo do aparador)
  • Proteção para os olhos
  • Luvas de trabalho
  • Lima de mão pequena (rugosidade média)
  • Lima de mão pequena (rugosidade fina)
  • Óleo lubrificante leve
  • Pano

Referências

Loading ...
Loading ...