Complicações pós-operatórias da castração
spay and neuter poster image by robert mobley from Fotolia.com
Decidir castrar seu animal pode ser uma das melhores decisões tomadas para a saúde a longo prazo e a felicidade dele. A castração é o processo de remover os testículos de um animal macho para prevenir a reprodução, assim, prevenindo ninhadas indesejadas de gatinhos ou cachorrinhos. Ao castrar seu animal, poderá ajudar a aliviar o problema de superpopulação de animais, reduzindo o número de cães e gatos indesejados ou abandonados nas ruas. Infelizmente, os abrigos para animais estão cheios de bichinhos presos em pequenas gaiolas esperando pela adoção — ou eutanásia. A castração não só ajuda a controlar a população de animais, mas também ajuda a acalmar o comportamento deles associado à necessidade de acasalamento. É um procedimento cirúrgico de prática comum na medicina veterinária, e os cuidados devem ser observados depois desse tipo de cirurgia para prevenir complicações.
Lambendo e mordendo
dogs look image by muro from Fotolia.com
Alguns animais podem querer lamber ou morder a área da incisão depois da castração. Isso pode causar a ruptura dos pontos, levando à infecção. Abrir os pontos dessa maneira exigirá que o veterinário feche novamente a incisão, o que normalmente resultará em despesas veterinárias adicionais. Para ajudar a evitar que seu animal morda ou lamba a área, pode-se passar um molho picante ou outra substância de gosto ruim em volta da área cirúrgica (não sobre ela). Se isso não ajudar, poderá comprar um cone cirúrgico barato (disponível na maioria das lojas de suprimentos para animais) para colocar em volta da cabeça do animal, evitando que ele alcance a área da incisão.
Inchaço e hematomas
pink wash cloth image by hazel proudlove from Fotolia.com
Seu animal pode sofrer inchaço e hematomas na área da incisão. Em cães machos adultos, o inchaço às vezes pode ser severo. Isso é bem normal e pode continuar por alguns dias. Para ajuda a aliviar um pouco do inchaço e da dor, uma compressa quente pode ser aplicada na área. Encharque um pano com água bem morna e torça o excesso. Coloque o pano morno sobre a área inchada por cinco a dez minutos, várias vezes por dia, até que o inchaço diminua. Se ele persistir depois de vários dias, consulte o veterinário.
Sangramento intraescrotal
pair of brown dogs image by Janet Wall from Fotolia.com
O sangramento intraescrotal é causado pelos capilares dentro do escroto liberando sangue e fluidos. A aparência pode ser ruim, mas não é uma ameaça à vida do animal, de acordo com o site veterinário Spay/Neuter Inc. Esse tipo de complicação ocorre em apenas alguns poucos cães machos e deve desaparecer dentro de três a dez dias. É apenas sangue que saiu das artérias cortadas durante o processo de castração e será reabsorvido de volta para o corpo.
Mais Artigos
Problemas nos testículos de gatos machos→
O que passar em feridas infectadas de um rato?→
Ajudando seu gato a curar da cauda amputada→
Quanto tempo leva para o inchaço e coceira sumirem depois de uma lipo?→
Efeitos colaterais da anestesia em gatos→
Como reconhecer e tratar um cisto dermoide em cães→
Referências
Sobre o Autor
Blake ORuairi is an Irish immigrant to the United States with more than 20 years of sales experience on two continents, together with a burgeoning copy and article writing program.
Créditos Fotográficos
spay and neuter poster image by robert mobley from Fotolia.com