×
Loading ...

Complicações após castrar um gato

A castração, também conhecida como ovarioisterectomia (remoção dos ovários e do útero), é um procedimento cirúrgico realizado por um veterinário em uma gata. A cirurgia não é realizada somente para evitar a gravidez, mas também limita o risco de alguns tipos de câncer. Os gatos passam por cirurgias de castração diariamente e o processo é muito seguro; no entanto, complicações podem surgir após o procedimento.

Complicações após castrar um gato (Comstock/Comstock/Getty Images)

Dor

A dor é um problema comum para os gatos depois de uma cirurgia de castração. Um gato com dores após o procedimento pode ficar ofegante, ter tremores, se esconder, rosnar ou morder seus pontos. Alguns gatos talvez fiquem sem comer por alguns dias se estiverem sentindo dor. É possível minimizar ou preveni-la, mantendo o seu gato dentro de casa, em um lugar tranquilo. De acordo com site de informações de saúde animal Pet Informed, "animais que estão autorizados a correr após a cirurgia são mais propensos a traumatizar e mover suas suturas, levando ao inchaço e dor no local da cirurgia". Seu gato sentirá menos incômodo se você reduzir sua atividade. Seu veterinário também pode prescrever algum medicamento.

Loading...

Hemorragia interna

O sangramento interno é uma complicação rara que pode ocorrer após uma cirurgia de castração e geralmente é vista em gatos ativos. A clínica veterinária Sarnia Animal Hospital aponta que "Isso pode ocorrer se uma ligadura em torno de um vaso sanguíneo se quebra ou solta depois que o abdômen foi fechado." Fraqueza, depressão, anorexia, gengivas pálidas ou um abdômen distendido são sinais comuns de hemorragia interna. É importante entrar em contato com o seu veterinário imediatamente se o seu animal estiver tendo algum destes sintomas.

Infecção

As infecções podem ocorrer em torno da área de incisão ou internamente. São mais prováveis de ocorrer se o gato lamber o local excessivamente ou viver em um ambiente úmido. A American Society for the Prevention of Cruelty to Animals recomenda impedir o animal de lamber a área da incisão com guloseimas. Considere também o uso de papel picado em vez de areia na caixa, pois a poeira da areia também pode causar uma infecção. As probabilidades de infecção também aumentam se a área se molhar ou entrar em contato com fezes, urina ou sujeira. Verifique a incisão diariamente em busca de qualquer vermelhidão, inchaço ou vazamento. Se notar qualquer sinal, é importante entrar em contato com o seu veterinário. Antibióticos geralmente conseguem resolver o problema.

Rompimento da incisão

É bastante comum que um rompimento parcial ou total das suturas de pele ou pontos ocorra. De acordo com o Pet Informed, "É possível que o local da incisão arrebente dias ou semanas após a castração, resultando em um buraco aberto, de aparência podre na região abdominal da gata". O colapso da ferida ocorre se o gato lamber ou puxar suas estruturas, podendo também ocorrer se ela for muito ativa após a cirurgia. Contate o seu veterinário se isso acontecer.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...