Como ajudar meu cachorro a se recuperar de uma cirurgia de luxação na patela
samoyed image by Nickolay Bolshakov from Fotolia.com
A luxação de patela é o deslocamento da patela fora de posição, tanto para dentro quanto para fora do joelho. Frequente em raças pequenas e miniatura, como chihuahuas, o incidente pode acontecer em qualquer raça de qualquer idade, e a maioria dos casos são genéticos, mas alguns resultam de algum dano à perna. Em casos mais leves, os cães podem demonstrar poucos, senão nenhum sintoma mas, em casos severos, os cães mancam e se recusam a pular, escalar, ou se levantar. Em casos sérios, a cirurgia é o único tratamento indicado. Ainda assim, alguns poucos e simples passos podem ajudar seu cão a se recuperar de uma cirurgia de luxação de patela.
Step 1
Administre analgésicos receitados pelo seu veterinário. Cuidados pós-operatórios frequentemente exigem que você dê ao seu cão remédios anti-inflamatórios para diminuir a dor e o inchaço. A medicação deixará seu cão mais confortável e promoverá uma recuperação mais rápida. Consulte seu veterinário antes de administrar quaisquer analgésicos.
Step 2
Dean Golja/Digital Vision/Getty Images
Evite que seu cão mexa no local da cirurgia. O local da incisão cicatrizará mais devagar se o seu cão o lamber constantemente. A Samoyed Health Foundation [Fundação de Saúde dos Samoiedas] recomenda usar um colar elizabetano (coleira com cone) ou uma coleira cervical para evitar que o cão alcance a área afetada. Para alguns cães, pulverizar substâncias não-tóxicas com gosto amargo perto da incisão é eficiente, embora outros cães possam ignorar o sabor ruim.
Step 3
Restrinja a atividade por até 16 semanas. Pular, escalar, correr, ou outras atividades estressantes podem fazer com que seu cão se recupere mais lentamente e sinta dores desnecessárias. Uma vez que o local da incisão cicatrizou e o cão consegue por peso na perna afetada, leve-o para passear para melhorar a força e a mobilidade. Não permita que o cão corra livremente antes de se recuperar por completo.
Step 4
Ministre terapias leves ou sem impacto se seu veterinário concordar. A American College of Veterinary Surgeons [Faculdade Americana de Cirurgiões Veterinários] diz que seu veterinário deve aconselhá-lo a aplicar compressas e conduzir terapias passivas, como mover o joelho para frente e para trás lentamente várias vezes ao dia. Nadar é um bom exercício, pois põe pouco ou nenhum stress nas articulações em processo de cura.
Step 5
Instale dispositivos de assistência para impedir que seu cão tensione os joelhos. Durante e após a recuperação, coloque escadas e rampas para ajudar o seu cão a subir e descer de sofás, camas e alpendres. Uma vez que a luxação de patela pode reaparecer depois da cirurgia, certifique-se de que seu cão tenha poucas chances de tensionar ou ferir as pernas.
Referências
Recursos
Dica
- Controle o peso do seu cão. Cães em boas condições físicas têm menos problemas com luxações de patelas e são mais propensos a se recuperar mais rapidamente da cirurgia.
Advertência
- A cirurgia para luxação de patela é relatada com 90% de eficiência. Se alguma complicação surgir, entre em contato com seu veterinário.
Sobre o Autor
A freelance writer for more than 30 years, D.M. Gutierrez has had nonfiction, fiction and poetry published in women's, mystery, academic, children's, disability and teen print publications and websites including "Psychological Reports" and "Highlights for Children." She has an advanced degree in psychology from the University of California at Davis.
Créditos Fotográficos
samoyed image by Nickolay Bolshakov from Fotolia.com