Como tratar um ombro deslocado em um cão

••• Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images

Não há nenhuma maneira segura de tratar um cão com um ombro deslocado em casa sem primeiro levá-lo ao veterinário. A gravidade da lesão ajuda a determinar como os veterinários tratam o animal. As luxações do ombro geralmente envolvem rompimentos de ligamentos ou músculos do manguito rotador que seguram o ombro até o osso do úmero. Embora os cães precisem ser tratados por um veterinário, existem várias coisas que o dono do animal de estimação pode fazer em casa para ajudá-lo a se curar, incluindo colocar bandagem na área e limitar a mobilidade do animal.

Passo 1

Leve o cão ao veterinário para fazer raios-x aos primeiros sinais de uma lesão no ombro. Os sinais geralmente incluem mancar, sensibilidade e dor quando acariciado. Os veterinários geralmente exigem pelo menos duas visões diferentes da área lesada para determinar a sua extensão.

Passo 2

Permita que o veterinário realize uma cirurgia a fim de corrigir ombros gravemente feridos. A cirurgia envolve estabilizar a articulação do ombro usando uma faixa de pele para prender a articulação do ombro ao osso úmero. Os animais precisam manter o ombro nessa posição após a cirurgia, a fim de evitar outra luxação.

Passo 3

Coloque seu cão na caixa de transporte com uma caminha macia durante várias horas por dia. Limite os seus movimentos, certificando-se de que ele não coloque peso sobre o membro lesionado. Proporcione muita comida, água e atenção para mantê-lo feliz. Após a cirurgia, os cachorros necessitam de várias semanas de descanso enquanto os ligamentos e os músculos continuam a se curar. Os cães com ferimentos leves também devem descansar em casa.

Passo 4

Peça ao seu veterinário para lhe mostrar como trocar as bandagens. A articulação do ombro deve ser enfaixada para permitir que os ligamentos se curem e para manter o ombro ligado ao úmero. Mude as ataduras do seu cão de acordo com as instruções do veterinário. Certifique-se de manter os curativos limpos e secos.

Passo 5

Peça também por instruções para manter o cão em um imobilizador para ombros, no caso de articulações gravemente lesionadas. Os imobilizadores são usados além das bandagens de estabilização, às vezes. Determine quantas horas por dia ele deve ficar repousando e siga essas instruções diariamente.

Mais recentes

×