Como ajustar a aceleração de um jet ski
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A maioria das embarcações pessoais, como jet skis e motos aquáticas, têm carburadores que medem e pulverizam o combustível para combustão. Um carburador desajustado causa falha na ignição, balanço, falhas e uma performance pobre no geral. Os jatos de baixa e alta velocidade, numa embarcação pessoal, determinam a quantidade de combustível e ar que entra o cilindro para combustão em velocidades diferentes. Uma mistura muito pobre causa falta de combustível e balanços. Uma mistura muito rica irá sobrecarregar as velas e causar falha esporádica na ignição ou excesso de combustível no carburador. A maioria dos proprietários podem sincronizar os jatos de baixa e alta velocidade usando o manual de serviço e ferramentas básicas.
Step 1
Coloque sua moto aquática em um trailer e leve-a à um lago para teste. Antes de lançar a moto, abra a tampa do motor desapertando as travas. Localize os parafusos de regulagem de alta e baixa velocidade no carburador. Recorra ao manual de proprietário para a localização. O parafuso de baixa velocidade pode ter uma pequena alavanca em forma de T e está situado mais baixo no carburador. O parafuso de alta velocidade pode ter uma tampa plástica. Se esse for o caso, remova-a.
Step 2
Dê partida no motor e deixe-o funcionando em ponto neutro por cinco minutos ou até que alcance temperatura de operação normal. As rotações de seu motor no neutro devem estar dentro da configuração recomendada pelo fabricante, cerca de 1.100 rpm. Para ajustar o neutro, localize o regulador de ponto na ligação do carburador e use uma chave de fenda para reduzir as rotações (gire no sentido anti-horário) ou aumentá-las (gire no sentido horário) para dentro das especificações.
Step 3
Desligue o motor. Use uma chave catraca com soquete para remover as velas velhas do cabeçote. Instale velas novas, com a regulagem de GAP apropriada, e aperte-as com um soquete. Ligue sua moto em águas calmas e em não mais de um quarto de aceleração por cinco minutos. Desligue o motor e retire o cordão de segurança da chave.
Step 4
Remova as velas com a chave soquete e examine as bordas da ponta do eletrodo. Elas devem ter coloração marrom média até marrom escura. Se as velas estão com coloração preta, use uma chave de fenda para ajustar seu parafuso do jato de baixa velocidade, girando-o em sentido anti-horário em um oitavo de volta. Se os eletrodos estão brancos ou com coloração creme, ajuste o parafuso em sentido horário em um oitavo de volta para enriquecer a mistura.
Step 5
Limpe as novas velas com álcool e uma pequena escova de aço. Reinsira-as no cabeçote. Aperte com um soquete. Ligue o motor e acelere sua moto aquática em meia aceleração por cinco minutos. Desligue o motor e puxe o cordão de segurança. Use um soquete para remover as velas e examinar a sua coloração. Use uma chave de fenda para ajustar o parafuso do jato de alta velocidade, girando-o em sentido horário em um oitavo de volta, se as velas estiverem pretas. Gire o parafuso do jato de alta velocidade em um oitavo de volta em sentido anti-horário, se as velas estiverem com cor branca ou creme.
Step 6
Limpe as velas com álcool e uma escova de aço. Reinsira-as no cabeçote. Aperte com um soquete. Acelere a moto aquática em 3/4 de aceleração por dois minutos, e então em aceleração total. Se o acelerador falhar e o motor não ganha rotações imediatamente, você têm uma mistura um pouco mais rica do que deveria. Gire o parafuso do jato de alta velocidade em mais 1/8 de volta, em sentido anti-horário, com a chave de fenda.
Step 7
Acelere a moto com 3/4 de aceleração (ou um pouco mais) por dois ou três minutos. Desligue o motor ou puxe o cordão de segurança. Remova as velas com um soquete e cheque a coloração. Se a cor estiver muito branca ou preta, localize o parafuso de ajuste de alta velocidade, se você tiver um, recorrendo ao manual do proprietário.
Step 8
Gire o parafuso em sentido horário se a coloração estiver preta. Gire no sentido anti-horário se a coloração estiver branca ou creme. Gire o parafuso em oitavos de volta, como você fez para os jatos de alta e baixa velocidade.
Referências
Sobre o Autor
Chris Stevenson has been writing since 1988. His automotive vocation has spanned more than 35 years and he authored the auto repair manual "Auto Repair Shams and Scams" in 1990. Stevenson holds a P.D.S Toyota certificate, ASE brake certification, Clean Air Act certification and a California smog license.
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