Como solucionar problemas de um sensor MAP
![O sensor MAP ajuda a controlar o uso de combustível](https://img-aws.ehowcdn.com/750x400p/photos.demandstudios.com/51/76/fotolia_2633621_XS.jpg)
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O sensor Manifold Absolute Pressure (MAP) do seu motor deve ser o culpado se você ainda tiver problemas de quilometragem ruim após um ajuste. Um sensor MAP compara continuamente a pressão atmosférica absoluta no coletor de admissão de vácuo e envia o sinal de tensão adequado para o computador do veículo. Este, então, decide se deve aumentar ou diminuir o fornecimento de combustível ao motor e conforme for, ajusta o avanço de ignição. Um sensor MAP ruim envia um sinal errado para o computador, o que pode interromper o consumo de combustível e comprometer o desempenho geral do motor. Porém, com esses passos simples, você será capaz de determinar se o sensor MAP do seu veículo está esgotado.
Step 1
Localize o sensor MAP ao longo do firewall (parede anti-chamas que fica entre o motor e o painel do carro) ou no compartimento do motor no lado do passageiro.
Step 2
Verifique se a mangueira do vácuo está ligada ao sensor e se ela está em boas condições e livre de obstruções. Certifique-se de que não há fios soltos e que o conector elétrico do sensor está em boa forma.
Step 3
Determine que tipo de sensor MAP está instalado no seu veículo: tipo de voltagem ou de frequência. Se você não tem o tipo de voltagem, precisará usar um voltímetro para esse teste. Se é um tipo de frequência, deverá ser usado um tacômetro. Consulte o manual de serviço do veículo se não tiver certeza de que tipo você tem.
Step 4
Desligue o conector elétrico do sensor MAP e gire a chave de ignição, mas sem ligar o motor. Com um voltímetro, meça a voltagem de referência tocando o fio condutor positivo de referência com o condutor positivo e o fio condutor negativo ao fio terra preto, que é a extremidade do conector do computador. Se a voltagem de referência -- cerca de 5 volts -- está fora das especificações, você deve ter encontrado a fonte do problema. Volte a ligar o sensor MAP e desligar a chave de ignição. Leve o veículo a um profissional para mais testes.
Step 5
Anexe o voltímetro ou tacômetro ao fio da sonda negativa terra (preta) e a sonda positiva ao fio de sinal. O conector do sensor deve ser plugado. O terceiro fio -- o fio de referência -- produz um sinal de 5 volts somente. Consulte o diagrama no manual de serviço do seu veículo, caso necessário. Talvez seja desejável inserir pinos nos fios para ligar as sondas para esse teste.
Step 6
Desligue a mangueira de vácuo do sensor MAP e anexe uma bomba de vácuo manual.
Step 7
Gire e ligue a chave de ignição, mas não ligue o motor.
Step 8
Leia a voltagem ou rpm. Com zero centímetros de mercúrio (em hectogramas) de vácuo, você deve obter em torno de 4,5 e 5 volts, ou entre 300 e 320 rpm.
Step 9
Aplique 5 hectogramas de vácuo. Você deve estar lendo agora cerca de 3,75 volts, ou entre 275 e 295 rpm.
Step 10
Aplique 20 Hg de vácuo agora. Desta vez você deve estar lendo cerca de 1,1 volts, ou entre 200 e 215 rpm. Compare suas leitura com as especificações do manual de serviço do veículo. Se os valores estiverem fora da especificação, substitua o sensor MAP.
Dica
- Consulte o diagrama de fiação no manual de serviços para localizar facilmente componentes e identificar fios do seu veículo. Você pode comprar um manual de serviços para o veículo na maioria das lojas de peças automotivas ou consultar de graça na maioria das bibliotecas públicas.
- Se você não tem ou não pode se dar ao luxo de comprar uma bomba de vácuo ou um tacômetro, é possível alugar um em uma grande auto peças ou loja de aluguel de equipamentos.
Sobre o Autor
Since 2003 Dan Ferrell has contributed general and consumer-oriented news to television and the Web. His work has appeared in Texas, New Mexico and Miami and on various websites. Ferrell is a certified automation and control technician from the Advanced Technology Center in El Paso, Texas.
Créditos Fotográficos
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