Como ajustar sua máquina de tatuar para traço e sombreamento

••• tattoo image by shime from Fotolia.com

É possível fazer ambos, contorno e sombreamento, com uma única máquina de tatuar, mas isso requer que ela seja afastada e suas configurações alteradas entre os passos do traço e da sombra. É altamente recomendado que duas pistolas sejam usadas, cada uma ajustada à velocidade correta e profundidade apropriada da agulha, antes de começar a aplicar a tinta.

Configurando a máquina de tatuar para contornos

Passo 1

Pressione a barra do chassi, a barra de metal espesso acima das bobinas elétricas, e examine a separação entre a mola dianteira da armação e o parafuso de contato. Arrume a separação para trabalhar com traços, virando o parafuso de contato até que a lacuna entre a ponta do parafuso e a mola dianteira seja, aproximadamente, da espessura de uma moeda de dez centavos (pouco mais que 1 mm).

Passo 2

Prenda uma biqueira apropriada à pistola de tatuar. Insira a barra de agulhas dentro do tubo da biqueira, e ajuste o anel do final da agulha sobre o grommet de borracha localizado no chassi. Enganche um elástico em volta da pistola, circulando a parte traseira da armação e dianteira da barra de agulhas para suavizar a vibração e o movimento lateral da agulha.

Passo 3

Examine a agulha com uma lupa de joalheiro, ou uma lente de aumento, enquanto estiver pressionando o chassi. Ajuste a biqueira para que o comprimento da agulha que sai de sua ponta, seja igual à lacuna do parafuso de contato.

Passo 4

Ajuste a velocidade da máquina de tatuar para um trabalho de contorno. Algumas máquinas mostram uma leitura de voltagem. Seis volts são suficientes para contornar. A maioria dos tatuadores ajusta a voltagem ouvindo cuidadosamente ao som da pistola --ela deve produzir um zumbido constante ou um zunido. O som não deve ter falhas ou qualquer barulho de interrupção, como o barulho feito por uma metralhadora ou máquina de escrever.

Passo 5

Cheque a agulha com a máquina ligada. O movimento rápido da agulha deve parecer com uma coluna sólida. Se ele parece com várias colunas, ou se você vê uma "imagem fantasma", aperte mais o elástico na barra da agulha para reduzir ou eliminar o movimento lateral.

Configurando uma máquina de tatuar para sombras

Passo 1

Acerte a separação entre o chassi e o parafuso de contato para sombrear em aproximadamente 2 mm.

Passo 2

Prenda a biqueira apropriada para sombrear na pistola. Insira uma agulha de função similar dentro da biqueira e prenda-a. Examine a ponta da agulha com a lente de aumento; e ajuste a biqueira e o elástico adequadamente, como você fez com a pistola de traço.

Passo 3

Regule a velocidade da pistola de sombreamento. Sombrear requer uma velocidade levemente menor do que a velocidade de contorno. Ajuste a velocidade utilizando sua visão e audição. O zunido, ou zumbido contínuo, deve ser mais profundo do que o zumbido da máquina ajustada para o traço.

Mais recentes

×