Como ajustar a tensão da máquina de costura para a "lycra"

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

O ajuste de tensão da máquina de costura pode fazer toda a diferença quando se está costurando com tecidos de malha, como a "lycra". Se o ajuste for muito apertado, as linhas se romperão e causarão um nó grande de linhas emaranhadas presas no tecido. Se o ajuste estiver muito solto, os pontos não se formarão direito e a costura não ficará segura. A chave para costurar com tecidos de malha é utilizar os ajustes de ponto elástico e de tensão adequados na sua máquina.

Passo 1

Retire a agulha de costura comum e substitua-a por uma agulha esferográfica. As malhas são feitas de fios longos, que podem ser cortados pelas agulhas comuns. Utilize uma agulha com tamanho adequado para o tecido. Consulte o manual de instruções da sua máquina de costura para saber os tamanhos recomendados.

Passo 2

Corte um pedaço de tecido de 30 cm por 30 cm para testar os pontos.

Passo 3

Ajuste a máquina de costura para um ponto elástico, como o zigue-zague ou o ponto de cruz. Consulte o manual de instruções para saber como ajustar a máquina.

Passo 4

Ajuste a tensão de cima para três ou quatro, que é um ajuste neutro de tensão.

Passo 5

Costure uma linha de pontos de teste ao longo de uma das bordas do tecido.

Passo 6

Retire o tecido da máquina de costura e examine a linha de pontos. A costura deve possuir pontos uniformes, com a mesma aparência tanto na frente quanto no verso. Não devem existir franzidos, emaranhados ou pontos pulados. Com cuidado, puxe cada extremidade do tecido. A costura deve se esticar gentilmente sem arrebentar. Se a sua costura de teste possuir qualquer um desses problemas, como geralmente ocorre, você deverá ajustar a tensão.

Passo 7

Aumente a tensão de cima até quatro, costure mais uma linha de pontos de teste e analise-os novamente. Continue ajustando a tensão da máquina de costura até encontrar o ajuste que torna os pontos elásticos perfeitamente retos, sem arrebentar. Se não conseguir encontrar esse ajuste aumentando a tensão, comece a diminui-la. Se ainda assim não conseguir costurar pontos perfeitos, talvez seja necessário ajustar a tensão de baixo.

Passo 8

Ajuste a tensão da bobina de baixo girando um quarto de volta para a direita o parafuso localizado embaixo da caixa da bobina. Costure alguns pontos de teste para verificar a tensão e continue a ajustar o parafuso da bobina, um quarto de volta por vez, primeiro para a direita e depois para a esquerda, até conseguir fazer pontos elásticos perfeitamente uniformes e retos.

Mais recentes

×