Alergia a chá de hibisco
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
As flores de hibisco são grandes, vistosas e de cores vivas. O hibisco é uma planta de jardim bastante bonita em qualquer estágio de desenvolvimento. Ele pode ser consumido fresco como um enfeite em saladas e outros alimentos, ou ser desidratado para fazer um chá quente ou frio. É amplamente utilizado em misturas de infusões comerciais por conta do sabor e de sua cor vermelho escura. Infelizmente, para alguns, pode causar uma reação alérgica.
Sobre o hibisco
A maioria das variedades de hibisco é planta de clima quente, crescendo em regiões tropicais e subtropicais do mundo. Alguns cultivadores têm feito cruzamentos para que elas se desenvolvam em climas mais frios, mas, no geral, o hibisco cresce melhor no clima quente. As flores são comestíveis e têm um sabor azedo que lembra frutas cítricas.
Chá de hibisco
O chá de hibisco é amplamente consumido em todo o mundo como uma bebida quente ou fria, sendo agradável e calmante. Ele desenvolve uma cor vermelha bastante profunda em função do pigmento das flores, e o acre das pétalas e seu sabor frutado são bastante proeminentes. O chá de hibisco é agradável por conta própria, mas é também amplamente utilizado como base para chás mistos. O hibisco fornece uma nota dominante complementada pelos sabores mais sutis de outras ervas. Medicamente, o chá de hibisco tem demonstrado a capacidade de reduzir a pressão arterial, de acordo com um artigo de 2008 publicado no site "USDA".
Alergia a hibisco
Infelizmente, assim como muitas outras flores, o hibisco pode desencadear alergia em algumas pessoas. Os sintomas geralmente se assemelham à febre do feno, com entupimento dos seios da face, vermelhidão nos olhos e, ocasionalmente, dor de garganta ou constrição. Se você for alérgico à flor de hibisco, normalmente sentirá os sintomas logo depois ter bebido o chá ou uma mistura que a contenha.
Evitar
O hibisco não é tão difícil de se evitar quantos outros alérgenos mais comuns, como leite ou ovos. Seu uso é principalmente em chás, incluindo várias das marcas comerciais mais populares. O hibisco e seus extratos são por vezes utilizados em remédios de ervas e xaropes de sabor, portanto sempre leia o rótulo antes de usar qualquer produto à base de plantas. Se você sofre de febre do feno e alergias a pólen, introduza produtos à base de flores em sua dieta um de cada vez e acompanhe de perto todas as reações.
Referências
- On Food and Cooking: The Science and Lore of the Kitchen; Harold McGee; 2004
- USDA Agricultural Research Service: Estudo mostra que consumir chá de hibisco diminui a pressão sanguínea ; Rosalie Marion Bliss; novembro de 2008 [em inglês]
- Drugs: Hibisco [em inglês]
- University of Michigan Health System? Hibisco [em inglês]
Sobre o Autor
Fred Decker is a trained chef and certified food-safety trainer. Decker wrote for the Saint John, New Brunswick Telegraph-Journal, and has been published in Canada's Hospitality and Foodservice magazine. He's held positions selling computers, insurance and mutual funds, and was educated at Memorial University of Newfoundland and the Northern Alberta Institute of Technology.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images