×
Loading ...

Alergia a chá de hibisco

Atualizado em 11 outubro, 2018

As flores de hibisco são grandes, vistosas e de cores vivas. O hibisco é uma planta de jardim bastante bonita em qualquer estágio de desenvolvimento. Ele pode ser consumido fresco como um enfeite em saladas e outros alimentos, ou ser desidratado para fazer um chá quente ou frio. É amplamente utilizado em misturas de infusões comerciais por conta do sabor e de sua cor vermelho escura. Infelizmente, para alguns, pode causar uma reação alérgica.

O hibisco possui flores grandes e coloridas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sobre o hibisco

A maioria das variedades de hibisco é planta de clima quente, crescendo em regiões tropicais e subtropicais do mundo. Alguns cultivadores têm feito cruzamentos para que elas se desenvolvam em climas mais frios, mas, no geral, o hibisco cresce melhor no clima quente. As flores são comestíveis e têm um sabor azedo que lembra frutas cítricas.

Loading...

Chá de hibisco

O chá de hibisco é amplamente consumido em todo o mundo como uma bebida quente ou fria, sendo agradável e calmante. Ele desenvolve uma cor vermelha bastante profunda em função do pigmento das flores, e o acre das pétalas e seu sabor frutado são bastante proeminentes. O chá de hibisco é agradável por conta própria, mas é também amplamente utilizado como base para chás mistos. O hibisco fornece uma nota dominante complementada pelos sabores mais sutis de outras ervas. Medicamente, o chá de hibisco tem demonstrado a capacidade de reduzir a pressão arterial, de acordo com um artigo de 2008 publicado no site "USDA".

Alergia a hibisco

Infelizmente, assim como muitas outras flores, o hibisco pode desencadear alergia em algumas pessoas. Os sintomas geralmente se assemelham à febre do feno, com entupimento dos seios da face, vermelhidão nos olhos e, ocasionalmente, dor de garganta ou constrição. Se você for alérgico à flor de hibisco, normalmente sentirá os sintomas logo depois ter bebido o chá ou uma mistura que a contenha.

Evitar

O hibisco não é tão difícil de se evitar quantos outros alérgenos mais comuns, como leite ou ovos. Seu uso é principalmente em chás, incluindo várias das marcas comerciais mais populares. O hibisco e seus extratos são por vezes utilizados em remédios de ervas e xaropes de sabor, portanto sempre leia o rótulo antes de usar qualquer produto à base de plantas. Se você sofre de febre do feno e alergias a pólen, introduza produtos à base de flores em sua dieta um de cada vez e acompanhe de perto todas as reações.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...