O que é chá de honeybush?
Public Image
Com seu cheiro doce de mel e usas belas flores amarelas, é justo que a planta denominada honeybush, ou heuningbos, produza um chá tão agradável. Natural de apenas pequenas áreas das regiões sudeste e sudoeste da África do Sul, esta é uma planta temperamental que cresce em clima muito específico. Felizmente para as pessoas de outras regiões, o chá honeybush é agora amplamente empacotado e distribuído. Mas há muito mais sobre esse chá do que o paladar.
A história
A planta honeybush foi citada pela primeira vez na história em 1705, quando botânicos a registraram em seus catálogos de plantas e especiarias. Na época, ela ainda não havia sido usada como chá, mas suas propriedades medicinais foram rapidamente descobertas. A planta recebeu o nome de "Cyclopia", que deriva da palavra grega "cyclo" ou como a conhecemos "ciclo". Ao observar bosquímanos e tribos indígenas Khoisan da África (então conhecidos como as tribos Khoi-Khoi e San) usando o arbusto como chá e tintura, os exploradores holandeses e britânicos começaram a usá-lo como substituto para seus chás habituais. Com o tempo, a notícia sobre seu sabor maravilhoso e suas propriedades curativas se espalhou, e sua produção e exportação começaram a aumentar. Hoje, tornou-se muito popular e pode ser encontrado em quase todas as mercearias.
Benefícios para a saúde
Esse chá é naturalmente livre de cafeína e é uma excelente fonte de vitamina C, ferro, zinco, potássio, cobre, magnésio, cálcio e sódio. Os povos indígenas da África do Sul o têm utilizado por suas propriedades por centenas de anos. A pesquisa mostrou que o chá honeybush está ligado à prevenção de tumores cancerígenos, dos sintomas da menopausa, de cólicas em bebês, ajuda na digestão, pode ajudar a pele danificada pela exposição prolongada ao sol e pode estimular a produção de leite materno.
Sabor
Naturalmente doce, é bom para quem deseja uma dose de açúcar ou mel no chá. Seu sabor adocicado vem não da mistura do chá, mas da erva. Quando feito corretamente, ele é encorpado e tem traços de especiarias. Por ser uma erva derivada de flores, possui um sabor floral, mas também há notas de frutas (como damascos e pêssegos), tudo em perfeito equilíbrio. Sua doçura é frequentemente associada ao mel ou cravo.
Colheita
A colheita da planta ocorre durante a floração. Suas pétalas amarelas se abrem quando está amadurecida. Ela é cortada rente ao solo para obter o máximo da erva possível. Devido ao recente aumento da demanda, muitos agricultores já realizam a colheita fora do período de floração ou enquanto ainda muito jovens. Isso não traz danos à planta, mas pode mudar os sabores tipicamente doces e fortes que o chá normalmente tem. Quando colhida de forma prematura, o chá pode apresentar um sabor amargo ou azedo. É sempre melhor que a planta amadureça e floresça a seu próprio tempo.
Como saborear o chá de honeybush
Como o chá é encontrado na maioria das lojas, há certas variações e adições que podem fazer o chá ainda mais delicioso. Para aqueles que comumente apreciam chá preto ou escuros com leite e açúcar, honeybush pode ser uma solução adequada. Embora o chá já possui sabor natural de mel, adicionar uma pequena quantidade desse adoçante natural irá ressaltar seu sabor. Muitas pessoas relatam que hortelã fresca pode criar um sabor bem adocicado. Outras combinações podem ser criadas ao adicionar sumo de frutas e outros tipos de chás, ou ainda pode ser apreciado puro. A escolha é sua.
Sobre o Autor
Jonathan D'Auria is a successful journalist who has written for some of the most popular music magazines in the world including "Bass Player Magazine," Bass Guitar Magazine," "Premier Guitar Magazine," "Guitar World Magazine," "Blender Magazine," "Paste Magazine," "iBass Magazine," "Guitar World's Bass Guitar Magazine," "Carved Magazine" and "The Grixer Music Magazine." He also currently writes for health and Eastern-thinking publications, along with various other outlets of all subject matter including Zocalo Magazine and Natural Awakenings.
Créditos Fotográficos
Public Image