Como cuidar de um coelho órfão

••• Digital Vision/Photodisc/Getty Images

Criar coelhos órfãos pode ser uma tarefa desafiadora, pois eles são bem frágeis. O leite da mãe coelho é muito mais nutritivo do que o de outras espécies, portanto é difícil alcançar a nutrição apropriada para seus filhotes. Se a mãe estiver por perto e saudável, tente encorajá-la a pelo menos alimentar os filhotes se possível. Se você precisar cuidar de filhotes de coelho órfãos, aqui estão alguns conselhos básicos sobre o que será necessário e algumas instruções sobre como fazer isso.

Criando um ninho para os órfãos

Passo 1

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Coloque uma caixa de papelão em um local relativamente escuro e quieto. Coloque uma toalha na base da caixa.

Passo 2

Construa um ninho na caixa com 7 cm de profundidade, com materiais macios como uma toalha enrolada, pelo de coelho (se disponível), lã de nidificação, gramas macias ou feno.

Passo 3

Coloque uma garrafa de água quente envolvida em uma toalha na caixa, se a temperatura no ninho for inferior do que 21 ºC (uma escolha alternativa pode ser uma almofada com aquecedor configurada na temperatura mínima).

Passo 4

Cubra a caixa com outra toalha, deixando alguns centímetros descobertos para permitir que o ar circule.

Alimentando os coelhos órfãos

Passo 1

Misture uma garrafa de substituto de leite para gatos (por exemplo KMR) ou uma quantidade equivalente de leite de cabra com uma colher de sopa de nata e lactobacilos vivos (metade da quantidade de lactobacilos para 5-15 ml de leite; 1ml para cada medida acima disso). Se os cecótropos (conjuntos de fezes como cachos de uva normalmente referidos como "fezes noturnas" que coelhos saudáveis comem para manter o equilíbrio saudável de bactérias em seus intestinos) estiverem disponíveis, acrescente um pedaço na mistura diariamente durante quatro a cinco dias.

Passo 2

Coloque a mistura em um recipiente com unidades de medida nele.

Passo 3

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Calcule a quantidade da fórmula que será necessária para alimentar o bebês, baseado na idade aproximada do filhote: Recém-nascido: 5-7 ml duas vezes ao dia 2-3 semanas: 7-13 ml duas vezes ao dia 3-6 semanas: 13-15 ml duas vezes ao dia (De acordo com as recomendações da House Rabbit Society) Administre a mistura na tigela feita para coelhos e outros roedores, com uma pequena seringa ou um conta gotas.

Passo 4

Segure os filhotes de coelho pelas costas e dê a fórmula lentamente para eles, de maneira que eles a possam engolir naturalmente sem as inalar. Os filhotes de coelho normalmente deitam de costas para amamentar em suas mães.

Passo 5

Pegue a bola de algodão e a umedeça com água morna. Gentilmente esfregue a área anal do coelho para estimulá-lo a urinar e defecar. Isso precisa ser feito depois de cada refeição.

Desmamando seus filhotes órfãos

Passo 1

Nicholas Cope/Lifesize/Getty Images

Introduza aveia ou erva-do-prado, e algumas rações comerciais quando os olhos do coelho começaram a abrir por volta de dez dias. Com cerca de duas semanas de idade, você pode começar a oferecer ração de alfalfa.

Passo 2

Deixe água disponível para o coelho quando você começar a dar comida sólida.

Passo 3

Dilua a fórmula na água quando os coelhos alcançarem de seis a oito semanas de idade. Continue a suplementar a água com a fórmula até que os bebês estejam com cerca de oito semanas de idade, idade essa em que provavelmente eles devem ser capazes de comer alimentos sólidos.

Mais recentes

×