Como cuidar de uma calopsita doente em casa

As calopsitas, ou caturras, escondem a sua doença muito bem. Cuidar de uma requer um diagnóstico adequado e precoce da doença, o que muitas vezes ajuda a ave a sobreviver. Embora não haja substituição para o tratamento veterinário, os donos podem, à vezes, cuidar de uma calopsita doente em casa.

Step 1

Identifique os sinais de doença na sua calopsita, os quais podem incluir manifestações na aparência geral, falta de energia, penas irregulares, crescimento anormal na pele, sangramento e respiração ofegante. A ave também pode deixar de comer e de empoleirar-se, e pode balançar a cauda. Quando os sintomas parecem graves ou não desaparecem em poucos dias, é importante procurar o tratamento de um veterinário.

Step 2

Mantenha a ave doente em uma gaiola aquecida e separada. Coloque uma almofada de aquecimento na parte inferior da gaiola e ajuste a temperatura entre 29 e 32 graus. Remova todos os poleiros, excepto um que esteja próximo do fundo da gaiola. Desta forma, você poderá monitorar se o pássaro está empoleirando ou não.

Step 3

Alimente a calopsita se ela estiver com dificuldades para comer por conta própria. A comida dela vem em forma de pó e pode ser comprada em uma loja de animais de estimação. Faça uma pasta de acordo com as instruções na embalagem e alimente-a usando um tubo de sonda gástrica ou uma seringa de boca grande.

Step 4

Dê um antibiótico específico para aves para a sua calopsita doente, se você detectar um problema respiratório. Também coloque suplementos vitamínicos na água dela, os quais vêm na forma de uma solução concentrada.

×