Como alimentar um gato com a mandíbula fraturada

••• BananaStock/BananaStock/Getty Images

Cuidar de um gato com a mandíbula fraturada pode ser um desafio; até mesmo as partes mais rotineiras dos cuidados com um bicho de estimação, como a alimentação e a escovação podem se tornar bem mais difíceis com um ferimento tão devastador. Certificar-se que seu gato está recebendo os nutrientes adequados enquanto a mandíbula se recupera pode ser uma tarefa difícil, mas valerá o tempo e esforço.

Como alimentar um gato com a mandíbula fraturada

Passo 1

Converse com o veterinário a respeito da dieta de seu gato. Enquanto o ferimento sara, será bem difícil para o animal alimentar-se sozinho e conseguir nutrientes suficientes para continuar saudável. O veterinário indicará as quantias corretas para alimentá-lo e provavelmente recomendará que você divida as refeições em cinco ou seis porções menores por dia como forma de tornar mais eficaz a retenção de nutrientes.

Passo 2

Escolha uma comida enlatada de alta qualidade, rica em nutrientes e use a colher para separar a quantidade recomendada em uma vasilha. O gato não poderá comer da própria vasilha, mas esta servirá como indicador visual de que é hora da alimentação. Misture à comida uma pequena quantidade de suplemento calórico – NutriCal, por exemplo; ele está repleto de vitaminas e nutrientes para completar a dieta de seu gato e ajudará a manter seu peso e energia, enquanto se recupera do ferimento.

Passo 3

Coloque uma pequena quantidade de comida na colher e ofereça a seu gato. Ele pode inicialmente relutar em comer da colher, então coloque a colher contra sua boca; pode ser necessário abrir sua boca gentilmente e colocar um pouco de comida em sua língua, forçando-o a dar algumas mordidas, até que ele perceba que pode lamber a comida da colher.

Passo 4

Continue a alimentar o gato com a colher até que ele pareça estar satisfeito ou perca o interesse. Ofereça água durante a sessão de alimentação para ajudar a engolir a comida. Não fique preocupado se o gato não comer tanto quanto antes, pois alimentar-se pode ser um processo doloroso, principalmente nas primeiras semanas de recuperação. Cubra qualquer resto de comida e guarde no refrigerador.

Passo 5

Limpe o rosto do gato usando uma toalha macia e úmida. A combinação de comida macia e do suplemento podem rapidamente emaranhar seus pelos e ele pode sentir dificuldades em limpar-se sozinho com a mandíbula fraturada, então, certifique-se de remover pedaços de comida para manter seu gato limpo e saudável.

Mais recentes

×