Como alimentar um gato com a mandíbula fraturada
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Cuidar de um gato com a mandíbula fraturada pode ser um desafio; até mesmo as partes mais rotineiras dos cuidados com um bicho de estimação, como a alimentação e a escovação podem se tornar bem mais difíceis com um ferimento tão devastador. Certificar-se que seu gato está recebendo os nutrientes adequados enquanto a mandíbula se recupera pode ser uma tarefa difícil, mas valerá o tempo e esforço.
Como alimentar um gato com a mandíbula fraturada
Step 1
Converse com o veterinário a respeito da dieta de seu gato. Enquanto o ferimento sara, será bem difícil para o animal alimentar-se sozinho e conseguir nutrientes suficientes para continuar saudável. O veterinário indicará as quantias corretas para alimentá-lo e provavelmente recomendará que você divida as refeições em cinco ou seis porções menores por dia como forma de tornar mais eficaz a retenção de nutrientes.
Step 2
Escolha uma comida enlatada de alta qualidade, rica em nutrientes e use a colher para separar a quantidade recomendada em uma vasilha. O gato não poderá comer da própria vasilha, mas esta servirá como indicador visual de que é hora da alimentação. Misture à comida uma pequena quantidade de suplemento calórico – NutriCal, por exemplo; ele está repleto de vitaminas e nutrientes para completar a dieta de seu gato e ajudará a manter seu peso e energia, enquanto se recupera do ferimento.
Step 3
Coloque uma pequena quantidade de comida na colher e ofereça a seu gato. Ele pode inicialmente relutar em comer da colher, então coloque a colher contra sua boca; pode ser necessário abrir sua boca gentilmente e colocar um pouco de comida em sua língua, forçando-o a dar algumas mordidas, até que ele perceba que pode lamber a comida da colher.
Step 4
Continue a alimentar o gato com a colher até que ele pareça estar satisfeito ou perca o interesse. Ofereça água durante a sessão de alimentação para ajudar a engolir a comida. Não fique preocupado se o gato não comer tanto quanto antes, pois alimentar-se pode ser um processo doloroso, principalmente nas primeiras semanas de recuperação. Cubra qualquer resto de comida e guarde no refrigerador.
Step 5
Limpe o rosto do gato usando uma toalha macia e úmida. A combinação de comida macia e do suplemento podem rapidamente emaranhar seus pelos e ele pode sentir dificuldades em limpar-se sozinho com a mandíbula fraturada, então, certifique-se de remover pedaços de comida para manter seu gato limpo e saudável.
Referências
Dica
- Siga as instruções do veterinário para acelerar a recuperação de seu gato. Dê as medicações como indicado e leve-o para as consultas marcadas.
Advertência
- Nunca alimente o gato com alguma coisa que não tenha sido indicada pelo veterinário. Embora ele possa parecer interessado em comer restos de comida humana, esses alimentos podem trazer mais danos do que benefícios, além de fazer o gato evitar a ração.
Sobre o Autor
Louise Lawson has been a published author and editor for more than 10 years. Lawson specializes in pet and food-related articles, utilizing her 15 years as a sous chef and as a dog breeder, handler and trainer to produce pieces for online and print publications.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images