×
Loading ...

Alimentos com baixo índice de ácido úrico

A gota é uma doença reumatológica, inflamatória, metabólica e dolorida, que eleva os índices de ácido úrico no sangue e pode atacar sem aviso prévio. Existem medicamentos disponíveis para tratar a doença quando em processo inflamatório, mas se você busca formas de prevenir a doença antes que ela ocorra, o melhor mesmo é seguir uma dieta. Alimentos com baixo índice de ácido úrico, também conhecidos por alimentos de baixa purina, ajudam a prevenir a gota e outros tipos de inflamação.

Camarão, mexilhão lentilha, feijão, fígado e coração são alguns exemplos de alimentos com alto índice de ácido úrico (shrimp image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)

Carnes e proteínas

Os ovos são pobres em ácido úrico, desde que sua ingestão seja limitada em 3 a 4 vezes por semana. Queijos de baixa caloria tipo frescal também são aceitos na dieta. As nozes e a manteiga de amendoim são alimento de baixa purina, mas com alta concentração de gordura, portanto devem ser comidos com moderação. Um substitutivo totalmente natural da carne como fonte de proteínas é o tofu, um queijo feito da soja, uma leguminosa. Você vai ter o benefício da proteína sem o aumento do ácido úrico.

Loading...
Tofu é uma fonte de proteína natural com baixo índice de purina (tofu image by Silvia Bogdanski from Fotolia.com)

Latícinios

Os laticínios como o leite, o sorvete e creme de leite, são alimentos de baixa purina, desde que venham em sua forma desnatada ou semi-desnatada. Antes de comprar, busque no rótulo as informações calóricas do produto. O produto deve indicar menos de 30% de calorias provenientes da gordura.

Os laticínios desnatados ou com baixo índice de gordura são alimentos permitidos em uma dieta para controle de ácido úrico (dairy products - cheese, milk, butter, sour cream image by Tatiana Belova from Fotolia.com)

Pães, arroz e carboidratos

Segundo a Associação Médica Americana, a ingestão de alimentos com alto índice de carboidratos complexos como grãos integrais ricos em fibras, frutas e vegetais limitam a incidência de ácido úrico. Incluem-se nesta lista, os pães e cereais, arroz, macarrão e farináceos integrais, ou seja que não foram processados ou refinados.

O arroz integral é um carboidrato com baixa purina (brown rice image by willsphots from Fotolia.com)

Frutas e vegetais

Todas as frutas e vegetais contêm fibras, que desempenham um papel importante na digestão. Isso abre o caminho para a absorção de nutrientes saudáveis​​, ajudando a excretar o ácido úrico. O consumo regular de frutas frescas deve incluir, cerejas, bananas, maçãs, limões e laranjas, mas não apenas essas.

As frutas contêm fibras que desempenham um papel importante na digestão (fruits image by Marc CECCHETTI from Fotolia.com)

Bebidas

O consumo de álcool deve ser moderado, especialmente se o indivíduo já tem altos índices de ácido úrico no sangue, pois ele eleva o nível do ácido úrico e também, devido a seus efeitos, pode interferir na escolha de alimentos ou bebidas com baixa purina.

Beba de 2 a 3 litros de líquido por dia. Água e sucos naturais são benéficos e ajudam o corpo a eliminar o ácido úrico, que causa condições inflamatórias nocivas como a gota.

Sucos de fruta naturais são benéficos e ajudam o corpo a eliminar o ácido úrico (fruit juice image by timur1970 from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...