×
Loading ...

Alongamentos que ajudam na preparação para a posição do lótus completo

A posição do lótus é uma posição de ioga avançada que incrementa o fluxo sanguíneo e fortalece os músculos. Não é algo que um iniciante em ioga deva tentar imediatamente. Você precisa efetuar vários alongamentos para soltar os joelhos, os tornozelos, os quadris e a lombar antes de tentar a lótus. Como acontece com a maioria dos alongamentos de ioga, se sentir dor, deve relaxar e tentar novamente mais tarde.

Alcançar a posição do lótus completo é uma tarefa recompensadora (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Postura sentada no ângulo correto

A postura sentada no ângulo correto alonga a virilha, a coxa e os músculos das nádegas, que são áreas importantes quando se está tentando a posição do lótus completo. Sente-se com as costas eretas e as pernas completamente estendidas à sua frente. Estique as pernas para a esquerda e para a direita o máximo que puder. Respire fundo e incline-se para frente, em direção à perna esquerda, com os braços totalmente estendidos, até agarrar o pé. Pare de se alongar se começar a sentir desconforto ou dor. Volte à posição ereta e despois alongue-se em direção à perna direita. Dobre os joelhos para ajudar a alcançar o pé, se necessário.

Loading...

Herói reclinado

A posição do herói reclinado esticará e alongará os músculos das coxas, tornando a posição do lótus menos árdua. Comece a posição sentando-se nos joelhos. Mova as panturrilhas para fora, a partir da posição debaixo das coxas, para que elas descansem ao lado de cada coxa. Lentamente, recline-se, até deitar-se sobre as costas com os pés virados para cima em direção à cabeça. Estenda as mãos sobre a cabeça e respire fundo. Leve as mãos para os lados do corpo e lentamente levante-se até a posição sentada, depois que acabar de fazer o alongamento.

Comukhasana

A posição comukhasana incrementa a flexibilidade dos joelhos, quadris e tornozelos. Ela parece difícil de ser executada, mas na verdade é bem simples. Sente-se com as costas eretas. Levante o traseiro do chão por mais ou menos 15 cm e deslize o pé direito por baixo dele (a perna direita deve curvar-se no joelho, para que a panturrilha fique paralela à coxa). Abaixe o traseiro sobre o pé direito. Cruze a perna esquerda sobre a perna direita encurvada. Posicione a panturrilha esquerda de modo que a junta externa toque o chão. Coloque as mãos dobradas no joelho esquerdo e respire lentamente. Alterne a posição, quando estiver pronto.

Janu Sirsasana

A janu sirsasana é um dos alongamentos mais fáceis para ajudar a prepará-lo para a posição do lótus completo. Ela alonga os músculos nas coxas, panturrilhas e lombar. Sente-se com as costas eretas e estenda a perna esquerda à sua frente. Curve a perna direita no joelho e posicione-a de maneira que o joelho direito fique esticado para longe da perna esquerda em um ângulo de 90 graus. Estique a perna direita de volta em direção aos quadris. Incline-se para frente sem levantar os quadris do chão e toque o pé esquerdo. Tome cuidado para não forçar demais, tentando tocar o pé, a ponto de distender um músculo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...