×
Loading ...

Alternativas para calhas

As calhas protegem sua casa e fundação da saturação da chuva mandando o volume de chuva pelo cano que ajuda a direcionar a água para longe da fundação da casa. A água pode ir para os jardins, lagos, buracos ou barreiras de chuva. O problema é que as calhas não são muito atraentes para muitos proprietários de casas. Existem algumas alternativas para um maior elegância.

As calhas podem ser pouco elegantes (old house image by Josef F Stuefer from Fotolia.com)

Correntes de chuva japonesas e copos

As correntes de chuva de cobre e copos de chuva foram introduzidos pelos japoneses há centenas de anos. Um espetáculo de água em cascata é criado quando a água da chuca corre por anéis de 3 metros de cobre ou funis no formato de flores. No final da corrente, a água entra em um sistema que a despeja em jardins, lagos, árvores ou qualquer outra coisa que precise dela.

Loading...

Sistema de dispersão de chuva

Este sistema não tem nenhuma calha. Ele usa folhas de metal lisas e perfuradas que sobressaem dos beirais por toda a casa. As perfurações quebram a água em várias gotas minúsculas; olhar para fora através de uma janela durante chuvas pesadas dá a ilusão de se estar de pé atrás de uma cachoeira de névoa. Um benefício para este tipo de sistema é que a manutenção é pouca necessária. Um aspecto negativo é que muita neve ou gelo podem dobrar o metal.

Vinhas

As vinhas plantadas próximas da calha irão rapidamente camuflá-la. Elas podem ser levadas a camuflar todo o sistema de calhas, sendo belos adornos a algumas casa e estilos paisagísticos. Vinhas falsas são uma opção para aqueles que preferem o verde durante todo o ano.

Metal

As calhas de metal podem ser pintadas para combinar com a cor de sua casa, tornando-as menos notórias. As calhas de cobre desenvolvem uma pátina natural que pode ser preferida em alguns estilos de casa. Combinar as calhas de cobre com correntes de chuva japonesas e copos é outra opção.

Madeira

Antes de existirem os designs modernos de metal e vinil, os sistemas de calhas em construções eram feitos de madeira. Pranchas de madeira eram parafusadas para formar uma calha em V ou U e presas aos beirais com prendedores de metal. O cedro era o preferido devido a sua resistência natural à água. As calhas de madeira era feitas de pranchas de cedro e feitas na forma de tubos quadrados.

Um outro método antigo envolve cortar uma tora ao meio longitudinalmente e esvaziando-a para ser usada como uma calha. Uma tora redonda e cheia era esvaziada para formar um tubo de drenagem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...