Como amaciar borracha dura

••• Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

A borracha endurece conforme se torna mais velha, que acontece quando os amaciantes químicos chamados "plastificantes" vazam do material. O processo de endurecimento pode durar anos, mas pode ser revertido antes que a borracha se torne tão dura a ponto de se esfarelar. Os plastificantes servem para manter a borracha em um estado flexível para melhor utilidade. Sprays de silicone contêm os plastificantes necessários para restaurar na borracha endurecida sua flexibilidade original, sendo também possível aquecê-la quando o frio a endurece. Selantes de janelas de carro normalmente sofrem de endurecimento da borracha.

Amaciante de borracha

Passo 1

Aplique o spray de silicone na borracha, que pode ser encontrado em qualquer loja de artigos para acampamento, aplicando-o até estar encharcada. Ponha a borracha em uma sacola plástica muito bem fechada e apertada — para pedaços muito grandes de borracha, use sacos de lixo.

Passo 2

Mantenha a borracha dentro do saco por três a sete dias.

Passo 3

Levante o saco com a borracha e dobre-o para verificar se há flexibilidade. Uma vez atingida a flexibilidade desejada, pode-se removê-la da embalagem para o uso. Talvez seja necessário repetir o processo, caso a borracha não tenha atingido a flexibilidade esperada.

Aquecimento

Passo 1

Aqueça água em uma panela de aço até fervê-la.

Passo 2

Posicione a panela na pia e mergulhe a borracha na água para amolecê-la.

Passo 3

Agarre a borracha com um pegador de salada e remova-a da água. Se for necessário tocar a borracha, usa um par de luvas de cozinha ou luvas de couro para manuseá-la.

Mais recentes

×