Como escrever um relatório sobre uma palestra

••• businessman image by Adam Borkowski from Fotolia.com

Em muitas faculdades ou cursos de férias, uma boa parte do conteúdo que é ensinado é feito em formato de palestras. Na palestra, o instrutor fala na frente da sala por um tempo, que pode ser de alguns minutos ou até mais de uma hora. Não é só relaxar e ouvir, é importante anotar, muitas vezes você será requisitado a entregar um relatório sobre a palestra.

Passo 1

Escute bem as palavras chave. Se a aula for sobre anatomia, o palestrante pode começar uma sessão importante com a frase: " O coração funciona da seguinte forma". Troque a palavra "Coração" por qualquer parte da anatomia, mas a ideia é a mesma. Anote sublinhando as palavras chaves, por exemplo, "ventrículo" do coração.

Passo 2

Adicione algumas informações que demonstrem que você ouviu atentamente o conteúdo da palestra. Nem tudo em seu relatório precisa ser um fato. Se o palestrante fez uma comparação entre o coração e o motor de um carro, inclua a informação no relatório para mostrar que você estava atento a palestra.

Passo 3

Corrija a gramática de suas anotações. Esse passo é importante porque as anotações que você faz enquanto ouve raramente estão escritas de forma correta., principalmente quando estiver anotando a respeito de um assunto com vocabulário técnico. Se estiver anotando em um computador ou outro aparelho, você pode usar a correção automática. Se estiver escrevendo a mão, corrija olhando os livros do curso ou online.

Passo 4

Escreva o relatório usando suas anotações na ordem correta. Não há necessidade de misturar ou reorganizar a informação, escreva o relatório na mesma ordem que for falado pelo palestrante.

Mais recentes

×