Como escrever um relatório analítico

Bons relatórios analíticos exigem uma pesquisa profunda e pensamento crítico

An image of man with books image by Mykola Velychko from Fotolia.com

Um relatório analítico aborda um problema, ideia ou questão e os destrincha em componentes para avaliar quais partes devem ficar juntas. Universitários costumam receber relatórios analísticos como atividade e esses relatórios também pertencem ao mundo profissional. Bons relatórios analíticos exigem uma pesquisa profunda, pensamentos críticos e uma clara comunicação de ideias.

Step 1

Identifique o tópico que você analisará e determine porque esse problema ou essa questão é importante.

Step 2

Forneça uma explicação do problema. Considere como outros escritores, analistas ou profissionais da área já explicaram o mesmo fenômeno.

Step 3

Considere explicações que rivalizem a hipótese que você propõe. Seu relatório analítico será mais forte se você puder mostrar que a sua explicação se aplica melhor às evidências do que as hipóteses alternativas.

Step 4

Junte evidências a favor ou contra as explicações que você irá considerar em seu relatório. Todos os argumentos da sua explicação devem ser baseados em evidência empírica. Dependendo da matéria do seu relatório, suas evidências serão provenientes de pesquisa de campo, materiais escritos ou outras fontes de dados.

Step 5

Resuma as evidências que você coletou em sua pesquisa, incluindo como elas apoiam a sua explicação do fenômeno como um todo. Examine suas evidências com cuidado, comparando pedaços separados e procurando semelhanças, diferenças e padrões.

Step 6

Crie um esboço do seu relatório.

Step 7

Escreva a primeira versão. Inclua uma conclusão clara que resuma sua explicação e o apoio empírico que ela recebe.

Step 8

Edite a primeira versão e revise conforme for necessário.

eHow Brasil
×