Como ancorar degraus de escada de madeira no concreto

••• stairs image by Horticulture from Fotolia.com

Para que uma escada de madeira seja segura, as longarinas (placas de apoio) devem ser presas de forma segura a ambos os andares superiores e inferiores. Se o piso inferior for feito de concreto, você precisará de um fixador especial para fixar a madeira, a menos que já tenha sido incorporado um para esse fim. Felizmente, existem muitos desses fixadores disponíveis que podem ser usados em buracos pré-perfurados no concreto. O fixador mais seguro usa uma luva de metal que calça o buraco à medida que você aperta o parafuso.

Passo 1

Meça a distância a partir da borda exterior de uma longarina para a borda externa da outra e utilize um serrote para cortar uma placa eretora com este comprimento de madeira autoclavada de 5 cm x 10 cm.

Passo 2

Marque a posição das longarinas sobre o patamar de concreto e defina onde o espelho ficará nessas marcas. Use uma furadeira e uma broca de alvenaria para fazer dois furos de 1,5 cm através da placa no concreto para inserir mangas de metal de 1,5 cm. Faça os furos a uma profundidade suficiente no concreto de modo que os topos das mangas fiquem nivelados com a superfície.

Passo 3

Remova os parafusos das luvas e deslize-as nos furos do concreto. Coloque a placa eretora na posição e use uma chave para apertar as cabeças dos parafusos sextavados nas luvas, fixando a placa no concreto.

Passo 4

Entalhe a frente das longarinas com um serrote para que elas se encaixam sobre a placa eretora. Coloque as longarinas no lugar e anexe à chapa de espelho com suportes em forma de "L" e parafusos de 3 cm.

Mais recentes

×