×
Loading ...

Como aparar os cascos de um cavalo com um aparador natural

O cuidado natural dos cascos defende o aparamento com base na estrutura real do casco do cavalo, permitindo assim que o mecanismo de casco funcione de forma mais eficiente. Cavalos selvagens verdadeiros nunca têm seus pés aparados e vivem bem, mas as condições de vida e as atividades dos cavalos domésticos não imitam as de seus parceiros selvagens, que podem percorrer de 16 km a 32 km por dia em busca de comida e água. Na ausência de tais condições, os proprietários devem desempenhar o papel da natureza. Dê a seu cavalo uma "aparada natural" a cada três ou quatro semanas, para assegurar uma ótima saúde e desempenho.

Instruções

Cavalos domésticos precisam manter seus cascos em forma (hufschmied image by Heiner Witthake from Fotolia.com)
  1. Limpe a pata com uma picareta de cascos. Remova toda a terra e entulhos, incluindo qualquer sujeira acumulada na ranilha.

    Loading...
  2. Exponha a linha branca onde a parede do casco encontra a sola. Raspe toda a sola quebradiça e comprida demais para longe desta linha. Comece no dedo do pé e raspe em direção ao calcanhar usando uma picareta de casco ou, se necessário, uma faca de casco. Cuidado para não aparar a sola viva (que é firme e elástica, e não em pó e facilmente raspada).

  3. Use pinças para remover chifres de casco que tenham crescido demais. Comece no dedo do pé e vá ao longo da parede do casco, dando uma volta em cada calcanhar. Apoie uma lâmina das pinças de casco plano na sola. Mantenha esta posição, sem dobrar, conforme você começa a encurtar o casco, definindo a lâmina um pouco acima da linha branca em sua parede exterior, para evitar um corte muito profundo.

  4. Apare as paredes, se necessário. Deixe-as niveladas com o calcanhar, ao invés da sola. Deixe a ranilha e o calcanhar se desgastarem naturalmente através do contato com o solo.

  5. Grose a borda recém-cortada do casco. Alise as bordas e remova o excesso de onde o comprimento for superior a 3 cm. Verifique se o calcanhar está nivelado ou um pouco acima da ranilha, se o meio está nivelado ou ligeiramente mais curto que o calcanhar e que os dedos e se a sola está passiva (não carregando peso) em relação à parede do casco.

  6. Conclua uma aparação natural colocando um rolo de mustangue na borda externa do aro do casco. Use uma grosa de casco, indo de cima para baixo (não para cima e para baixo), arredondando as bordas da parede do casco em um ângulo de 45 graus, para evitar que ela se desfaça. Fique a 6 cm de distância da linha branca em todos os momentos, para evitar o enfraquecimento da parede do casco e a redução de sua capacidade de suportar o peso do cavalo.

  7. Remova quaisquer protuberâncias na parede externa do casco. Grose-as com o lado áspero da lima até que a superfície do casco esteja uniformemente nivelada. Termine com o lado fino da grosa em um movimento de vai-e-vem nas laterais ao longo do contorno da parede exterior do casco.

Loading...

Dicas

  • Recrute alguém para ajudá-lo a segurar os cascos do cavalo para você e para ajudá-lo a manter o cavalo calmo.
  • Apare a cada três ou quatro semanas e você vai ser capaz de fazer a maioria do trabalho com a grosa.
  • Vise a um comprimento do casco (da linha ao dedão) de não mais do que 8 cm a 8,5 cm de comprimento.

Aviso

  • Obtenha a ajuda de um profissional se você não estiver confiante em lidar com as patas de seu cavalo. Aparar os cascos de um cavalo pode ser perigoso se o animal estiver agitado ou contrariado.

O que você precisa

  • Picareta de casco
  • Grosa de casco
  • Pinças de cascos
  • Luvas

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...