Como usar o aparelho de TENS para fasciite plantar

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

A fasciite plantar caracteriza-se por inflamação da banda tecidual que corre ao longo da superfície inferior de seu pé. Essa banda, também conhecida como fáscia plantar, estende-se do calcanhar para a direita, circundando a esfera do antepé. Quando você sentir dor causada por essa inflamação, pode ser benéfico usar o aparelho TENS (estimulador elétrico nervoso transcutâneo) para o tratamento.

Passo 1

Determine a localização dos eletrodos e aplique gel condutor nesses locais. Coloque uma série de quatro eletrodos no pé afetado: um par nos lados esquerdo e direito do calcanhar e outro perto do arco do pé. Como você está trabalhando numa área tão pequena do corpo, deverá ter muito cuidado na colocação dos eletrodos.

Passo 2

Verifique se o aparelho de TENS está desligado. Coloque as almofadas dos eletrodos certificando-se de que sejam colocadas a uma distância de pelo menos 2,5 cm umas das outras.

Passo 3

Faça o ajuste de pulso apropriado no aparelho de TENS (mais provavelmente será em torno de 50 Hz). Será necessário que seu médico estabeleça os ajustes apropriados para assegurar que você receba a frequência correta de pulsos.

Passo 4

Selecione o modo em que o aparelho de TENS vai liberar o pulso. Na maioria dos aparelhos de TENS, pode-se ajustar a liberação de pulsos em frequência contínua, que consiste em frequência de estimulação, frequência esporádica - essencialmente rajadas de estimulação - ou frequência de "combinação", que é uma mistura das frequências constante e esporádica. Para a fasciite plantar, você provavelmente usará uma frequência contínua de liberação de pulsos.

Passo 5

Ligue o aparelho de TENS. Você começará a sentir um leve formigamento no pé que diminuirá logo que a área se tornar acostumada a esse ajuste do aparelho. Em seguida, poderá ser necessário aumentar ligeiramente o ajuste de liberação de pulsos.

Passo 6

Deixe o aparelho de TENS liberar pulsos no pé estimulando os músculos e tratando a dor. Dependendo de seu plano de tratamento, você deixará o aparelho ligado por cerca de 30 minutos a duas horas. Um profissional de saúde deverá ser consultado para estabelecer o período de tempo correto para a sua condição específica.

Mais recentes

×