Como medir a corrente elétrica com um osciloscópio

Use a lei de Ohm para calcular a corrente de tensão ao usar um osciloscópio

oscilloscope waveform image. image by Ken Pilon from Fotolia.com

Você não pode usar um osciloscópio para medir diretamente a corrente elétrica. Para isso, é necessária a utilização de um multímetro. No entanto, você pode indiretamente medir a corrente elétrica com um osciloscópio anexando resistores de valor conhecido às sondas, medindo a tensão sobre o resistor e, em seguida, usando a lei de Ohm para calcular a corrente elétrica.

Iniciar o osciloscópio

Step 1

Conecte o osciloscópio. Pressione o botão AUTOSET ou PRESET, se houver um. Se não houver, coloque os controles do osciloscópio nas posições padrões: 1) coloque o display no canal um; 2) coloque os volts na faixa média, 3) desligue os volts/divisões variáveis; 4) desligue as configurações de ampliação; 5 ) coloque o canal um no DC se a entrada for de corrente contínua, ou AC se a entrada for de corrente alternada; 6) assegure-se de que o modo de disparo seja automático e a fonte de disparo seja o canal um; 7) desligue o tempo de espera do disparo e 8) coloque o controle de intensidade no nominal.

Step 2

Anexe as sondas de medição e os resistores de valor conhecido ao sistema ou circuito elétrico. Se você souber a potência do sistema ou circuito elétrico que está medindo, certifique-se de usar um resistor com potência igual ou maior do que a potência de saída do sistema. Por exemplo, se o sistema elétrico ou circuito elétrico tem uma potência de nove volts ou menos, use resistências de ao menos 1/8 watts.

Step 3

Aterre-se usando uma pulseira antiestática, uma simples pulseira condutora que se envolve em torno do pulso em uma extremidade e é anexada ao chão na outra, se o sistema em que você estiver trabalhando for um circuito integrado.

Calcule a corrente

Step 1

Coloque o modo de disparo em auto, pois esta é a maneira mais simples de começar a medir um sinal. Isso significa fazer o osciloscópio medir a natureza variável do tempo no sinal de tensão através da identificação do pico do ponto de tensão ou do ponto de tensão zero. A identificação de um destes dois pontos "dispara" o osciloscópio. Deste modo, ele pode capturar e medir a amplitude do sinal de tensão, tanto a força quanto os parâmetros variáveis de tempo.

Step 2

Ajuste os controles horizontais e verticais até obter uma onda senoidal estável e, em seguida, tome medidas ao longo da linha central vertical que possui as menores divisões. O controle vertical lhe dará a voltagem do sinal.

Step 3

Faça uma medição da tensão e, em seguida, una esse valor ao valor da resistência da lei de Ohm para calcular a corrente. A fórmula é corrente = tensão dividida pela resistência.

eHow Brasil
×