Como medir a corrente elétrica com um osciloscópio
oscilloscope waveform image. image by Ken Pilon from Fotolia.com
Você não pode usar um osciloscópio para medir diretamente a corrente elétrica. Para isso, é necessária a utilização de um multímetro. No entanto, você pode indiretamente medir a corrente elétrica com um osciloscópio anexando resistores de valor conhecido às sondas, medindo a tensão sobre o resistor e, em seguida, usando a lei de Ohm para calcular a corrente elétrica.
Iniciar o osciloscópio
Step 1
Conecte o osciloscópio. Pressione o botão AUTOSET ou PRESET, se houver um. Se não houver, coloque os controles do osciloscópio nas posições padrões: 1) coloque o display no canal um; 2) coloque os volts na faixa média, 3) desligue os volts/divisões variáveis; 4) desligue as configurações de ampliação; 5 ) coloque o canal um no DC se a entrada for de corrente contínua, ou AC se a entrada for de corrente alternada; 6) assegure-se de que o modo de disparo seja automático e a fonte de disparo seja o canal um; 7) desligue o tempo de espera do disparo e 8) coloque o controle de intensidade no nominal.
Step 2
Anexe as sondas de medição e os resistores de valor conhecido ao sistema ou circuito elétrico. Se você souber a potência do sistema ou circuito elétrico que está medindo, certifique-se de usar um resistor com potência igual ou maior do que a potência de saída do sistema. Por exemplo, se o sistema elétrico ou circuito elétrico tem uma potência de nove volts ou menos, use resistências de ao menos 1/8 watts.
Step 3
Aterre-se usando uma pulseira antiestática, uma simples pulseira condutora que se envolve em torno do pulso em uma extremidade e é anexada ao chão na outra, se o sistema em que você estiver trabalhando for um circuito integrado.
Calcule a corrente
Step 1
Coloque o modo de disparo em auto, pois esta é a maneira mais simples de começar a medir um sinal. Isso significa fazer o osciloscópio medir a natureza variável do tempo no sinal de tensão através da identificação do pico do ponto de tensão ou do ponto de tensão zero. A identificação de um destes dois pontos "dispara" o osciloscópio. Deste modo, ele pode capturar e medir a amplitude do sinal de tensão, tanto a força quanto os parâmetros variáveis de tempo.
Step 2
Ajuste os controles horizontais e verticais até obter uma onda senoidal estável e, em seguida, tome medidas ao longo da linha central vertical que possui as menores divisões. O controle vertical lhe dará a voltagem do sinal.
Step 3
Faça uma medição da tensão e, em seguida, una esse valor ao valor da resistência da lei de Ohm para calcular a corrente. A fórmula é corrente = tensão dividida pela resistência.
Mais Artigos
Como aumentar a força de um eletroímã→
Como descarregar a eletricidade estática de uma TV→
Diferenças entre transformador e fonte de alimentação→
Como converter a porcentagem de inclinação para um ângulo→
Como converter ampères em kilowatts→
Resolução de problemas do pressostato de ar condicionado automotivo→
Referências
Recursos
Advertência
- Algumas vezes, o modo de disparo automático não conseguirá sincronizar o osciloscópio com a natureza de tempo variável da saída de tensão do sistema ou circuito elétrico que você está tentando medir, e o osciloscópio não mostrará um sinal. Neste ponto, você terá que configurar manualmente o disparo. Como exatamente você fará isso dependerá da composição do componente específico do sistema ou circuito elétrico e do modelo específico do osciloscópio que você está usando. Consulte o manual do proprietário de osciloscópio para as etapas de solução de problemas específicos.
Sobre o Autor
Comte de Dirac is a self-taught writer, professional business blogger and SEO professional who began writing professionally in 1995. He has technical and research articles in several print and online publications including the "Asian Journal of Engineering Research" and the "Journal of Applied Psychology."
Créditos Fotográficos
oscilloscope waveform image. image by Ken Pilon from Fotolia.com