Como aplicar concreto sobre grama

••• Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Barato, versátil e fácil de aplicar, o concreto dura por muitos anos. Você pode aplicá-lo em praticamente todos os lugares, incluindo a grama. Porem, aplicar concreto sobre a grama para criar aquele caminho que você sempre quis pode ser trabalhoso.

Passo 1

Prepare a área gramada de sua propriedade lavrando a terra para remover a grama existente, incluindo suas raízes, ervas daninhas e outras plantas que possam habitar seu solo. Quanto mais a terra for lavrada, melhor, pois as plantas ficarão o mais reduzidas possível e não crescerão novamente, danificando o concreto que as cobre.

Passo 2

Prepare a mistura adicionando água lentamente ao seu concreto seco e utilize uma pá para misturar. Continue adicionando água até que a mistura se torne viscosa, parecendo uma sopa de concreto.

Passo 3

Construa as formas (caso ainda não as tenha feito) que manterão o concreto no lugar. Se você mora em um local com o solo muito arenoso, despeje o concreto diretamente sobre a grama, mas se não for arenoso, aplique uma camada de cascalho para impedir que o concreto se dividida e rache, o que pode ocorrer, já que a terra se expande e encolhe junto com a mudança de temperatura (a areia e o cascalho não alteram seu volume com a mudança de temperatura).

Passo 4

Aplique o concreto dentro das formas e alise-o com uma espátula de concreto. Para obter um efeito mais liso, mergulhe a espátula na água antes de realizar o procedimento. As formas podem ser removidas no dia seguinte.

Mais recentes

×