A classificação de solo argiloso e arenoso-limoso
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A textura do solo é influenciada pelas quantidades comparativas de areia, argila e lodo que ele contém. O termo "estrutura do solo" descreve a maneira que as partículas individuais -- sejam areia, lodo ou argila -- trabalham juntas. O solo arenoso em geral é solto e não se agrega bem. O solo argiloso, por outro lado, tende a ser extremamente denso e contém partículas que tendem a se ligar fortemente umas às outras. Os vários componentes do solo são classificados de acordo com suas características gerais, como tamanho, capacidade de reter água e afinidade por outras superfícies.
Areia
Com um diâmetro de 0,5 a 2 milímetros, os grãos de areia são os maiores componentes do solo. Tendem a ser volumosos e com formatos irregulares, o que impede as partículas de se agregarem. O resultado é um solo solto, leve, cheio de grandes intervalos. A água corre facilmente através da areia, e consequentemente, o solo arenoso tende a ser seco. Além disso, os nutrientes hidrossolúveis são facilmente lavados, o que pode resultar em solos inférteis; o lado positivo é que os locais de plantio cheios de terra arenosa e solta são fáceis de escavar.
Argila
As partículas de argila são os menores componentes do solo; cada uma é aproximadamente 100 vezes menor que o grão médio de areia. No jardim, esses diminutos pedaços de pó quase sempre são compactados. Os espaços microscópicos entre as partículas retêm bem a água; consequentemente, solos com grande conteúdo de argila tendem a ser densos, úmidos e difíceis de escavar. As partículas de argila também contêm uma carga negativa, o que faz com que atraiam nutrientes com cargas positivas. Embora isto aumente a fertilidade do solo, a natureza pesada da argila tende a retardar o crescimento das plantas, pois é incrivelmente difícil para as raízes novas avançar através do material quase sólido.
Limo
As partículas de limo são componentes do solo de tamanho médio; sendo aproximadamente 10 vezes menores que o grão médio de areia, mas consideravelmente maiores que as partículas de argila. Os grãos de limo parecem pedaços de areia em miniatura, embora tendam a ter uma aparência mais uniforme. Normalmente, são cobertos com uma leve camada de argila. Portanto, os solos limosos se comportam como uma combinação de areia e argila; agregam-se e absorvem água e nutrientes, mas não se unem tão fortemente a ponto de interferir na habilidade de crescimento da vegetação circundante.
Greda
Os melhores solos para jardinagem possuem uma mistura de areia, limo e argila. esses solos, chamados de gredas, retêm água, absorvem nutrientes, drenam com eficiência e são fáceis de revirar. O jardim ideal seria o que contém 40% de areia, 40% de limo e 20% de argila; contudo, a maioria está longe do ideal. Embora não haja muito a fazer para alterar a consistência da terra, a estrutura geral do solo pode ser melhorada incorporando-se materiais orgânicos ao jardim, como adubo apodrecido ou composto maduro, em cada primavera. A matéria orgânica adiciona nutrientes ao solo e liga as partículas individuais, melhorando a retenção de água e textura do solo.
Referências
- University of Saskatchewan Extension Division; Textura do solo: da areia à argila; Sara Williams [em inglês]
- "Novo Guia Completo de Jardinagem"; Susan A. Roth; 1997 [em inglês]
Sobre o Autor
Lisa Parris is a writer and former features editor of "The Caldwell County News." Her work has also appeared in the "Journal of Comparative Parasitology," "The Monterey County Herald" and "The Richmond Daily News." In 2012, Parris was honored with awards from the Missouri Press Association for best feature story, best feature series and best humor series.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images