Aprenda a fazer 8 cafés da manhã extremamente simples e saudáveis

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O café da manhã é a refeição mais importante do dia. É nesse momento que o corpo é abastecido dos principais nutrientes, como vitaminas e minerais, e alimentos construtores, como carboidratos e proteínas, que vão mantê-lo funcionando ao longo do dia. Por isso, invista sempre em uma alimentação completa, mesmo quando a pressa não permite uma refeição mais demorada e tranquila. Os carboidratos do pão, combinados às proteínas de queijos e frios e frutas frescas, são alternativas ideais para manter a saúde sempre bem cuidada, mesmo com a correria do dia a dia. Não perca nossas dicas!

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O café da manhã é a refeição mais importante do dia. É nesse momento que o corpo é abastecido dos principais nutrientes, como vitaminas e minerais, e alimentos construtores, como carboidratos e proteínas, que vão mantê-lo funcionando ao longo do dia. Por isso, invista sempre em uma alimentação completa, mesmo quando a pressa não permite uma refeição mais demorada e tranquila. Os carboidratos do pão, combinados às proteínas de queijos e frios e frutas frescas, são alternativas ideais para manter a saúde sempre bem cuidada, mesmo com a correria do dia a dia. Não perca nossas dicas!

Torrada integral com frutas e manteiga de amendoim

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Quem vive com pressa e tem pouco tempo de manhã precisa de um café da manhã fácil de comer e de carregar, mas que seja também cheio de nutrientes e fibras. Uma opção sempre simples é a torrada de farinha integral, com manteiga de amendoim e frutas, como morango e banana picadinhos. A manteiga de amendoim, ingrediente clássico da dieta norte-americana, já pode ser encontrada aqui no Brasil em grandes supermercados. Ao contrário da manteiga tradicional, ela possui gorduras saudáveis que controlam o colesterol. Mesmo assim, uma ou duas pontas de faca já suprem sua necessidade de gordura para o resto do dia. Não exagere!

A sempre versátil salada de frutas

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A saladinha de frutas é das melhores opções simples e saudáveis para o café da manhã. Além de ser de fácil transporte, ela permite que você junte todas as frutas da geladeira e da fruteira, como bananas, maçãs, morangos, kiwi e tangerina, para compor uma opção rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Esprema um limão no final, assim, as frutas não “escurecem” ao longo do dia. A versatilidade da salada de frutas também se dá no transporte: quem tem pressa pode embalar a preparação em um pote de plástico bem tampado e levar para o trabalho.

As americaníssimas panquecas

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No fim de semana, que tal experimentar as famosas panquecas doces americanas? Basta fazer a massa base de panquecas, substituindo o sal pelo açúcar e, na hora de fritar, coloque mais massa na frigideira. Dessa forma, elas ficarão mais grossas, como as originais, mas igualmente fofinhas. Um substituto para o xarope de bordo, onipresente na dieta norte-americana, é o mel. Para garantir mais saúde, troque a farinha branca por integral, de linhaça e gérmen de trigo, sempre usando um pouquinho a mais de leite para mais maciez. Utilize frutas picadinhas para um café da manhã saudável e delicioso!

Saúde e qualidade de vida

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Nem todo mundo pode aproveitar a primeira refeição do dia com calma, sentando-se à mesa. Se esse é seu caso, essa é a hora de investir em uma refeição completa e absolutamente saudável. As opções são muitas: pães integrais salgados e doces, como de canela com passas, manteiga de amendoim, cream cheese, frutas, leite, ovos e cereais matinais. Um truque para garantir uma boa ingestão de legumes é misturar folhas, como espinafre, ao omelete da manhã. Não se esqueça do café com leite, que além de ser rico em proteínas, dá aquele “gás” necessário para começar o dia.

Um delicado parfait de frutas

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Uma alternativa excelente para quem está cortando os carboidratos da dieta é o parfait de frutas. Composto por camadas de frutas picadinhas, alternadas por iogurte natural, traz as medidas ideais de vitaminas e açúcares das frutas com as proteínas contidas no iogurte. Corte frutas, como morangos, banana e kiwi, para uma saborosa combinação, e leve a geladeira ainda no dia anterior. Logo de manhã, é só tirar da geladeira e aproveitar antes de começar o dia. O parfait também pode ser armazenado e levado para o trabalho, como lanche da tarde.

Ovos mexidos, estrelados, poché... vale tudo!

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Os ovos podem ser a estrela do café da manhã. São centenas de variedades e formas de preparar. Além de ser um ingrediente versátil, pode ser combinado com frios, carnes, queijo e legumes. Para fazer os ovos perfeitos, tenha sempre à mão uma frigideira revestida, sem arranhões, que não deixa que os ovos grudem na panela. Use um pouquinho de manteiga (meia colher de chá é mais que o suficiente) e leve os ovos ao fogo apenas com sal. É muito rápido: em cerca de seis minutos, o ovo já está na textura ideal para servir.

Panquecas fininhas recheadas

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No Brasil, o costume é fazer panquecas bem finas, com o auxílio de uma frigideira revestida antiaderente. Utilize essa ideia para preparar crepes recheados de frutas, como um café da manhã diferente e saboroso. A inspiração é dos “crèpes” franceses, panquecas finíssimas que podem levar os mais variados recheios, salgados e doces, como frutas, chocolate, cogumelos, hortaliças, como espinafre e rúcula, e queijo mussarela ou boursin. Adapte a receita, substituindo a farinha refinada por sua versão integral – vale até acrescentar quinoa, linhaça e outros grãos para uma dose extra de saúde!

Café da manhã: não pule essa refeição

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Quem está buscando novas alternativas, mais saudáveis, para começar o dia, deve sempre manter em mente a importância do café da manhã. É ele quem dá o empurrão que põe o metabolismo para funcionar depois de horas de repouso e jejum. Por isso, nem pense em sair de casa sem comer. Se for inevitável, busque opções mais saudáveis na rua, como sanduíches integrais sem maionese ou um singelo pão de queijo. O polvilho de mandioca, um carboidrato complexo, garante barriga cheia por mais tempo e menores picos de açúcar no sangue. Aproveite nossas dicas e viva melhor!

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