×
Loading ...

Aprender a driblar com uma bola de futebol pequena melhora mais rápido as habilidades?

Com o futebol sendo o esporte mais popular do Brasil e o número de interessados crescendo cada vez mais, muitos jogadores estão procurando maneiras de melhorar suas habilidades de drible. A regra básica para ficar bom em qualquer esporte é praticar bastante e o futebol não é exceção. O controle da bola é um dos fundamentos de um bom drible e praticar com uma bola menor pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades mais rapidamente.

O futebol é o esporte mais popular no mundo (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Identificação

O drible é basicamente correr com a bola mantendo-a sobre controle perto dos seus pés. Ao assistir a alguns dos melhores jogadores de futebol do mundo, parece que a bola é uma parte do pé enquanto eles manobram rapidamente pelo campo e em torno dos seus adversários. Um jogador de futebol deve ser capaz de driblar com certo nível de proficiência para jogar, de preferência com os dois pés. De acordo com o livro "Essential Soccer Skills", a maneira mais fácil de controlar a bola é com o interior do seu pé, embora você deva ser capaz de usar a parte externa dele quando necessário para evitar um jogador adversário.

Loading...

Tamanho de uma bola de futebol

O tamanho de uma bola de futebol varia de 1 a 5; o padrão internacional para crianças de 12 anos ou mais, inclusive adultos e jogadores profissionais, é uma bola de tamanho 5, de 68 a 71 cm de circunferência. Recomenda-se que uma bola de tamanho 3, de 58 a 60 cm, seja utilizada por crianças menores de oito anos de idade e uma de tamanho 4 – de 63 a 66 cm – por crianças de oito a 12 anos.

Conselho de um técnico

Trevor Dacosta, um treinador de futebol do ensino médio, disse que a ideia por trás da utilização de uma bola menor é promover o melhor controle de bola e que, em teoria, praticar com uma bola menor pode torná-lo um driblador melhor. "Uma bola menor melhora, sim, as habilidades, mas não necessariamente de uma forma mais rápida", disse Dacosta. Ainda segundo ele, o segredo para melhorar suas habilidades mais rapidamente é a prática consistente, embora tenha dito que uma bola menor deve ajudar um jogador com a velocidade nos pés, um dos componentes vitais de bom drible.

Considerações

Outra teoria por trás da ideia de praticar com uma bola menor é que, quando estiver na hora do jogo e você estiver usando uma bola de tamanho padrão, o drible parecerá muito mais fácil, pois uma bola menor o força a fazer ajustes mais rápidos com os seus pés. Caso queira realmente desafiar a si mesmo, tente controlar uma bola de tênis com os pés. Se conseguir controlar um objeto pequeno e saltitante, uma bola de futebol deve parecer fácil em comparação a isso.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...