Como armazenar insetos facilmente
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Preservar insetos para fins científicos requer algumas habilidades e equipamentos especializados para garantir o valor científico dos espécimes. No entanto, armazená-los para exibição ou como uma atividade recreativa para os amantes da natureza é fácil. A maneira mais simples de fazer isso é colocá-lo em uma caixa. Procure uma caixa com tampo de vidro e com espuma -- elas são normalmente utilizadas para a exibição de espécimes de plantas e insetos. Caixas de memórias com tampas transparentes possuem o mesmo efeito visual e são fáceis de encontrar. Utilizar essas caixas requer um pouco mais de trabalho, mas não será difícil. Outros métodos de armazenagem existem, mas não são tão práticos, muitas vezes requerendo dissecação do inseto e utilização de materiais tóxicos.
Step 1
Limpe o inseto encharcando-o com álcool. Insetos mortos podem desenvolver facilmente mofo e um odor desagradável. A lavagem com álcool removerá a maioria das bactérias do espécime. Entretanto, não lave borboletas ou mariposas, pois isso as danificará ou destruirá.
Step 2
Hidrate o inseto caso necessário. Ao armazenar uma borboleta ou mariposa, você provavelmente desejará que as asas fiquem abertas. Insetos mortos recentemente são flexíveis e as asas se abrirão facilmente. Entretanto, insetos que foram mortos há alguns dias podem ser mais rígidos e quebrarão ao tentar mover as asas. Hidrate-os colocando-os em um recipiente com algodão mergulhado em acetona.
Step 3
Insira um alfinete no centro do corpo do inseto. Certifique-se de que o pino esteja perpendicular ao corpo. Esse passo não é necessário caso você esteja usando uma moldura profissional para esses fins. A pressão da tampa de vidro segurará o inseto no lugar. Caso você esteja usando alguma outra caixa, o alfinete o manterá no lugar e permitirá que você o mova para um posicionamento ideal.
Step 4
Posicione o inseto na caixa. Caso você esteja utilizando uma moldura profissional, coloque o inseto sobre a espuma e tampe. Para uma caixa diferente, ao prender o inseto no lugar, você precisará abrir as asas. Utilize papel de seda para abrir os lados das asas e prenda o papel no lugar com os alfinetes no fundo da caixa. Remova o papel após alguns dias e o espécime estará seco com as asas abertas.
Referências
- "Arthropod Collection and Identification"; T.J. Gibb et al.; 2006
- Purdue University: Como fazer uma coleção incrível de insetos: Abrindo as asas [em inglês]
Recursos
Dica
- Alfinetes para insetos são encontrados em lojas de equipamentos científicos.
- Besouros são os insetos mais fáceis de armazenar, pois não são frágeis como os outros.
Sobre o Autor
Jean Godawa is a science educator and writer. She has been writing science-related articles for print and online publications for more than 15 years. Godawa holds a degree in biology and environmental science with a focus on entomology from the University of Toronto. She has conducted field research in the tropical rainforests of southeastern Asia and South America.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images