Aspectos positivos e negativos da energia solar

Solar image by Thomas Leiss from Fotolia.com
A energia solar tem o poder de resolver muitos problemas de energia da humanidade. O fornecimento de combustíveis fósseis está sendo colocado sob crescente pressão, pois a população planetária cresce e demanda mais energia. A poluição está manchando ainda mais a reputação das fontes de energia tradicionais, e o impulso para a energia verde tem colocado a energia solar no centro das atenções. No entanto, um número de desvantagens continua a segurar a produção de energia solar.
Poluição
A energia solar é, inegavelmente, uma fonte de energia verde. Uma vez instalados e funcionando, os painéis solares não emitem gases nocivos e não produzem poluição. No entanto, de acordo com o site de Energy Consumers Edge, existe uma preocupação sobre a toxicidade do cádmio usado nos coletores fotovoltaicos. São usado metais e células na produção de energia solar ou fotovoltaica, e é produzido dióxido de carbono durante o processo. No entanto, os benefícios ambientes da energia solar a longo prazo podem compensar os efeitos negativos envolvidos na sua produção.
Exigências de espaço
Os terraços oferecem um espaço pronto para os painéis solares feitos em casa. Mas as baterias exigem espaço adicional de armazenamento, um aspecto negativo quando comparado com a energia fornecida da rede elétrica. As facilidades solares de grande escala, por sua vez, exigem grandes extensões de terra, uma questão que levanta novos aspectos positivos. Habitats selvagens enfrentam eliminação de vários lugares e instalações de conversão podem ser esteticamente desagradáveis, diz o site do Departamento de Lei de Política Nacional de Meio Ambiente dos EUA.
Custo
Uma das principais desvantagens da energia solar é seu custo inicial extremamente alto. Isso é verdade para as facilidades da energia solar e as pequenas operações domésticas. De acordo com o site do National Atlas, a energia gerada pelas células solares é ainda duas vezes mais cara do que a vinda de combustíveis fósseis. Ainda assim, o alto custo inicial é geralmente recuperado através da economia substancial ao longo da vida do produto, diz o site do Departamento de Energia Eficiente e Renovável.
Fornecimento
Qualquer fornecimento de energia solar enfrenta um grande problema: as células solares somente podem gerar energia durante as horas da luz do dia. Esse problema geralmente é agravado por condições meteorológicas. No entanto, a renovação a longo prazo da energia solar fornece um nível de consistência e dependência que os combustíveis fósseis não têm.
Versatilidade
A energia solar é incrivelmente versátil quando comparada com outras formas de produção. Os painéis solares podem ser colocados quase em todo lugar, fornecendo energia mesmo nos lugares mais remotos. Um exemplo disso está no espaço, onde os satélites são alimentados por células solares de alta eficiência, diz o site Clean Energy Ideas.
Referências
- Energy Consumers Edge: Prós e contras da energia solar [em inglês]
- U. S. Department of Energy National Environmental Policy Act: Descrições da fonte [em inglês]
- U. S. D. O. E Eneregy Efficiency and Renewable Energy: Perguntas frequentes sobre energia solar (fotovoltaica) -- benefícios [em inglês]
- Clean Energy Ideas: Prós e contras da energia solar [em inglês]
Sobre o Autor
Anthony Grahame has been a writer for more than 15 years. He began writing professionally online in 2008. He has a degree in English literature from the University of Sussex and is an experienced traveler and travel writer. His work has been published on a variety of well respected websites including "Living in Peru".
Créditos Fotográficos
Solar image by Thomas Leiss from Fotolia.com