×
Loading ...

Atividades sobre poesia para a terceira série

Março é o mês nacional da poesia. Alunos da terceira série e professores gostam de escrever vários poemas para celebrar a escrita. Os alunos podem demonstrar seu conhecimento da língua escrita, além de usar a poesia para adicionar a outras áreas curriculares, como estudos sociais e ciências.

Os alunos podem escrever vários poemas em seus cadernos diariamente (writing image by Anna Chelnokova from Fotolia.com)

Poema biográfico

Esse poema permite que os alunos se deixem conhecer pelo professor e pelos colegas. Podem começar com ideias sobre coisas em suas vidas. Eles podem escrever sobre seus animais, alimentos favoritos, livros de que gostam ou cores preferidas. Os alunos usarão o padrão de poema biográfico e completar as frases sobre usas vidas. Algumas das linhas podem incluir "Eu sonho com..." e "eu pareço...". Quando tiverem terminado os poemas, os colegas podem ler uns sobre os outros em um quadro de poesias na classe.

Loading...

Cinco linhas

Alunos da terceira série têm um bom domínio das sílabas e podem usar esse conhecimento para escrever poemas de cinco linhas. Nesses poemas, cada linha deve ter um número específico de sílabas. A segunda linha deve se relacionar ao título com quatro sílabas. A terceira linha também deve se relacionar com o título e irá conter seis sílabas. A linha número quatro deve conter oito sílabas e a última linha é uma palavra ou frase de duas sílabas sobre o título.

Se eu dominasse o mundo

Depois de ler o poema Judith Viorst ou outro sobre o mesmo tema, alunos de terceira série podem criar suas próprias versões que se relacionem com as suas ideias. Os professores começam tendo uma discussão em classe sobre uma lista de coisas que gostariam de fazer se comandassem o mundo. A lista da classe é criada enquanto os alunos fazem suas próprias listas individuais. Os alunos poderão então fazer sua própria versão do poema usando ideias que sentem que se encaixam com suas ideias.

Poema sobre a primavera

Esse poema funciona bem para professores que expõem poesia na primavera. Ele permite que os alunos expressem a despedida do inverno e deem as boas vindas para a primavera. Os alunos podem começar fazendo uma lista de coisas vistas no inverno e na primavera. Eles também podem criar o poema usando as ideias que tiverem.

Eu me lembro

Os professores podem introduzir o poema e usá-lo durante o ano. Os alunos podem criar uma lista de coisas das quais se lembram. Podem ser sobre o verão ou sobre as férias. O professor deve usar isso como revisão do currículo no final de uma unidade e os alunos podem escrever o que se lembram sobre os índios, por exemplo. Depois de pensar em ideias, os alunos podem criar o próprio poema para compartilhar com a classe.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...