×
Loading ...

Como atrair minhocas para a superfície do solo usando um cano de metal?

De acordo com o livro "The Worm Book" ("O Livro das Minhocas"), ninguém sabe por que vibrações fazem as minhocas subirem para a superfície. Talvez elas imitem os ruídos que as toupeiras e ratazanas fazem quando estão caçando, ou talvez porque se pareçam com o barulho da chuva batendo no solo. As antigas gerações chamavam a arte de atrair minhocas para a superfície de "grunhir", e usavam dois palitos para enviar vibrações para dentro do solo. As minhocas são uma isca viva perfeita para pescarias. Elas ficam presas no anzol melhor que os grilos, e seus movimentos atraem os peixes. As minhocas também enriquecem e aeram o solo de jardins e hortas. A sua presença é considerada um sinal de que a terra está saudável. Você pode atrair minhocas para a superfície para usar como isca ou para enriquecer seu jardim, usando um pedaço de cano e uma cobra de encanamento.

Instruções

Use ondas sonoras para atrair minhocas para a superfície (worm image by Ksenija Djurica from Fotolia.com)
  1. Escolha um local onde você sabe que existam minhocas para sua primeira tentativa. Uma "cama de minhocas" é um bom lugar para começar. Um local com terra solta ou úmida tornará o processo mais fácil.

    Loading...
  2. Enterre um cano galvanizado com 1,5 m de comprimento e 3,5 cm de diâmetro na terra usando uma marreta. O nível de terra dentro do cano será quase tão alto quanto o nível do solo. Isso não é um problema.

  3. Empurre a cobra de encanamento dentro do cano até que a ponta toque o solo. Vire a alça ou cabo da cobra, rotacionando-a dentro do cano e fazendo-a girar e bater nos lados. Isso enviará vibrações pelo interior do solo.

  4. Vire a cobra por 30 minutos ou até que as minhocas subam para a superfície ao redor do cano. As minhocas pode subir em apenas alguns minutos ou pode levar meia hora para elas aparecerem. Uma cobra mais potente tornará esse processo muito mais fácil.

  5. Repita esse processo depois da chuva se você não for bem sucedido da primeira vez. As minhocas tendem a estar mais perto da superfície depois que chove.

  6. Pegue as minhocas delicadamente, e coloque-as em uma caixa ou pote com terra. Use-as como isca de pesca ou para aerar o solo em seu jardim.

Loading...

Dicas

  • Essa é uma atividade divertida para as crianças. Muitas mãos tornarão o trabalho de virar a cobra de encanamento muito mais fácil.
  • Para um projeto de ciências simples, emita vibrações no solo para atrair minhocas em diferentes momentos do dia ou em diferentes locais. Mantenha um registro minucioso do processo e tire fotos. Leve o pote com as minhocas que você coletou para a Feira de Ciências.
  • Um cano galvanizado não enferruja e pode ser deixado no solo, para uso posterior.

Aviso

  • Escolha um local onde ninguém vá tropeçar no cano.
  • Marque o cano com uma fita adesiva em uma cor viva para torná-lo mais visível.

O que você precisa

  • Cano galvanizado com 3,5 cm de diâmetro e 1,5 m de comprimento
  • Marreta
  • Cobra de encanamento

Referências

Loading ...
Loading ...