Como aumentar varões de cortina para acomodar janelas maiores

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Os varões de cortina são vendidos em tamanho padrão. No entanto, algumas pessoas têm janelas mais largas que o tamanho de varão disponível no mercado. Alguns fabricantes fazem esses objetos por encomenda, mas isso geralmente é caro, e a entregue pode demorar mais que o previsto. Felizmente, é possível aumentar o varão usando materiais bem baratos.

Use extensores

Passo 1

Caso o varão seja extensível, deixe completamente esticado. Esses objetos geralmente são constituídos por um varão dentro de outro, o qual tem uma dimensão ligeiramente maior. O centro do varão deve ficar na sua frente. Separe as duas partes.

Passo 2

Posicione uma ponta do extensor na ponta aberta de uma das metades do varão. Empurre cerca de 5 cm para dentro dele para evitar que envergue depois. Ponha a outra ponta do extensor dentro da abertura da segunda metade do varão.

Passo 3

Coloque a cortina no varão e pendure.

Faça um extensor

Passo 1

Caso o tamanho final do varão ainda não seja adequado, faça seu próprio extensor. Para isso, meça a largura da janela. Acrescente cerca de 25 cm, pois o varão deve ultrapassar a janela para criar um visual mais equilibrado.

Passo 2

Subtraia o comprimento original do varão da largura da janela e acrescente 10 cm a esse número. Por exemplo, subtraia um varão de 1,20 m de uma janela de 1,40 m para ter 20 centímetro. Acrescente 10 cm para ter 30 cm de extensor. Os dez centímetros adicionais servem para que 5 cm de cada ponta do extensor se encaixem no varão.

Passo 3

Compre um tubo cilíndrico o qual tenha um diâmetro pequeno o suficiente para se encaixar no varão. Corte na medida descoberta no passo anterior.

Passo 4

Separe o varão. Coloque 5 cm de cada ponta do extensor dentro dele. Pendure a cortina.

Mais recentes

×