Como avaliar um debate em sala de aula

••• student image by Ivanna Buldakova from Fotolia.com

Os debates em sala de aula podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico, pesquisa de conceitos, articulação de ideias, uso de lógica, compostura e pensamento imediato. Se você for realizar um debate em sala de aula, precisará de um método para avaliar a interação, e usar uma lista de verificação é um meio eficaz de avaliar debates estudantis, por meio da qual você dá notas com base em vários critérios relativos ao debate.

Passo 1

Avalie o argumento geral em termos de o aluno apresentar a sua opinião juntamente com razões que fundamentem seu ponto de vista. Atribua os pontos da seguinte forma: 4 = argumento apresentado de forma muito clara, com muitas razões de apoio; 3 = argumento apresentado um pouco claramente com alguns motivos de apoio; 2 = argumento apresentado pouco claramente com pelo menos uma razão de suporte; 1 = argumento apresentado de forma extremamente confusa, sem razões que fundamentem.

Passo 2

Avalie a pesquisa apresentada durante o debate na forma de fatos e exemplos. Atribua as pontuações da seguinte forma: 4 = riqueza de fatos relevantes e exemplos apresentados, 3 = alguns fatos e exemplos relevantes apresentados, 2 = alguns fatos e exemplos relevantes, 1 = pouco ou nenhum fato e exemplo.

Passo 3

Avalie a réplica do argumento oposto dos alunos. Atribua os pontos da seguinte forma: 4 = diversos pontos lógicos usados como réplicas; 3 = alguns pontos lógicos usados como réplicas; 2 = um ou dois pontos usados na réplica, cuja lógica era um tanto questionável; 1 = nenhuma réplica feita.

Passo 4

Avalie a apresentação geral dos alunos durante o debate. Atribua os pontos da seguinte forma: 4 = excelente tom de voz, postura e entusiasmo; 3 = bom tom de voz, postura e entusiasmo; 2 = tom de voz, postura e entusiasmo regulares; 1 = pouco ou nenhum entusiasmo com falta de tom de voz e postura.

Passo 5

Adicione o total de pontos para ter a nota dos alunos.

Mais recentes

×