Como avaliar um vaso chinês
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images
Cerca de 4.000 anos atrás, os chineses combinaram textura, cor e escultura para produzir a primeira forma de porcelana. Os artesãos na Ásia rapidamente começaram a experimentar com argila branca e temperaturas extremas para criar materiais decorativos e bonitos. Esses projetos adornavam pratos, tigelas, bules, estátuas e vasos. Os vasos continuam a intrigar os modernos colecionadores. Se quiser se juntar a eles, você deve pesquisar os dados adequados para avaliar o vaso para fins de seguro ou de revenda.
Step 1
Olhe na parte inferior do vaso chinês em busca de uma indicação da idade da peça. Os vasos feitos no século XIX têm textura rústica e áspera, em vez de um acabamento polido, ao contrário das peças anteriores de porcelana chinesa de qualidade. Quanto mais antigos, mais valiosos.
Step 2
Avalie o esmalte e o verniz do vaso. Procure uma mistura harmoniosa de cores que tenha resistido ao teste do tempo. Espere mais padrões em tons de laranja do que texturas róseas nos vasos chineses.modernos Verifique se há inconsistências nos vasos azul-cobalto onde houve uma reação da pintura por ter sido feito em um forno.
Step 3
Estude o trabalho artístico no vaso. Normalmente, os vasos chineses têm intrincados padrões ou cenas que contam uma história. Os padrões devem ser claros e pintados perfeitamente. Se a peça puder ser descrita como requintada, seu preço de avaliação pode aumentar.
Step 4
Peça a opinião de comerciantes, acadêmicos e colecionadores sérios de arte chinesa sobre o estilo do vaso, a origem e o valor estimado. Consulte especialistas em lojas de antiguidades, casas de leilão e empresas de avaliação. Forneça fotografias que mostrem todos os ângulos e marcas no vaso. Considere as opiniões coletivas dos especialistas ao fazer sua avaliação final do vaso.
Step 5
Pesquise em livros sobre antiguidades chinesas para localizar detalhes sobre o vaso. Procure informações relativas à localização, detalhes de fabricação e valor. Visite uma biblioteca ou sites de livros sobre o tema.
Referências
Recursos
Advertência
- Não confie apenas em marcas para identificar vasos chineses. Há muitas reproduções no mercado. Compile várias evidências para verificar a autenticidade de um vaso.
Sobre o Autor
Mary Corbin began her career writing for online and print media in Indianapolis. Since 2004, she has covered subjects such as home and family, technology and legal issues. Working in the broadcast industry, Corbin created articles for marketing, public relations and business matters. She graduated with a bachelor’s degree in journalism from Indiana University.
Créditos Fotográficos
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images