×
Loading ...

Como reviver plantas suculentas

As plantas suculentas incluem todas as variedades de cactos e outras plantas do deserto, como por exemplo agave e aloe. Muitas pessoas escolhem essas plantas para terem em casa graças à sua elevada resistência, mas elas podem ser prejudicadas de várias formas.

Fertilizar em excesso o solo da planta pode causar apodrecimento das raízes. Manter a sua suculenta em um banheiro ou outro ambiente de umidade densa não é saudável para a planta. As plantas jovens podem precisar ser mantidas em luz difusa, pois podem se queimar na luz direta. Uma combinação certa de luz , umidade, nutrientes e ventilação irá manter saudáveis essas plantas resistentes.

Instruções

Fertilizar em excesso o solo da planta pode causar apodrecimento das raízes (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Escolha o tamanho correto do vaso.Verifique se a planta é muito pequena para o vaso e, em seguida, escolha um que seja pequeno o suficiente para caber a planta.

    Loading...
  2. Verifique o nível atual de umidade no vaso da planta. Avalie a capacidade do recipiente atual para drenar adequadamente a umidade.

  3. Avalie o local onde a planta está. É em um cômodo bem ventilado? Há bastante luz solar na área? Há excesso de luz solar? Escolha o melhor local para sua instalação.

  4. Retire a planta do vaso atual e verifique as raízes em busca de sinais de podridão, manchas, fungos ou outros sinais de doença.

  5. Se a planta estiver morrendo por causa de altos níveis de umidade, deixe a planta em uma área bem ventilada um dia antes de tentar replantá-la. Avalie as raízes novamente antes de replantá-la no vaso.

  6. Se a planta estiver morrendo porque não há umidade suficiente, então regue com água constantemente até que as folhas da planta comecem a engordar. Isso pode demorar entre 48 e 72 horas. Uma vez que as folhas estiverem carnudas, pare de molhar a planta e permita que a umidade evapore e escorra. Se a falta de água foi a razão da morte da planta, então replantar pode não ser necessário.

  7. Replante a planta em um vaso de tamanho adequado, que tenha furos para a drenagem corretamente dimensionados com fertilizante de baixo teor de nitrogênio. Posicione a planta em um local bem ventilado e iluminado pelo sol. Coloque pouca água, mas regue com frequência.

Loading...

Dicas

  • Estas plantas armazenam água para futuros períodos de seca, mas ainda assim necessitam de rega. Evite regar todos os dias e meça a quantidade de umidade no recipiente. Se ele estiver seco em cerca de dois terços do pote, molhe a planta profundamente.
  • As plantas suculentas são do deserto, então elas preferem ambientes ao ar livre e ensolarados. Certifique-se de que sua planta está em um local bem ventilado e em um vaso com furos para drenagem. A umidade gera doenças como a podridão negra. Replante sua planta em um recipiente pequeno com bastantes furos de drenagem, pois eles eliminam o risco do excesso de umidade.
  • Se a suculenta estiver em um estágio avançado do apodrecimento da raiz, ela secará severamente, então será preciso retirar as partes que estiverem podres e separá-las das partes saudáveis, incluindo os brotos, para depois reviver a planta.

Aviso

  • Fornecer muitos nutrientes para uma planta de deserto pode ser mortal. O excesso de nitrogênio provoca podridão radicular. Use um fertilizante com baixo teor de nitrogênio, dilua o fertilizante industrial e alimente a planta com um quarto da dose orientada.

O que você precisa

  • Pequeno recipiente com furos (para drenagem da água)
  • Substrato com baixo teor de nitrogênio

Referências

Loading ...
Loading ...