×
Loading ...

Como fazer uma balança caseira

Mesmo se você não possuir uma balança comercial em casa, ainda é possível pesar objetos. Usando alguns itens caseiros com princípios básicos da física e da matemática, determinar a massa é um processo simples. Uma balança calibrada profissionalmente obviamente dará um resultado mais preciso, mas as ideias a seguir funcionarão em momentos de necessidade.

Criar uma balança caseira é uma boa forma de aprender os princípios da matemática (apple on scale (focus on scale) image by Pontus Edenberg from Fotolia.com)

Mola

Pendure um objeto do qual conheça a massa, como um peso de 1 kg em uma mola, para que ela estique. Anote o comprimento da mola com o objeto preso. Agora, remova o peso e pendure um objeto de massa desconhecida na mola e anote o comprimento. Se ele for maior do que o primeiro número, o objeto pesa mais, e vice-versa. Para chegar a um número para a massa, use uma regra de três, com o comprimento da mola, para o objeto conhecido na parte de cima da fração, e a massa do objeto em baixo. O outro lado da equação terá o comprimento com o outro objeto no topo e uma incógnita na base. Determine o valor aplicando a regra de três. O resultado é o peso do objeto.

Loading...

Gangorra

Uma estrutura como uma gangorra atinge o equilíbrio, com objetos de mesmo peso dos dois lados (e a mesma distância do centro). Você pode criar uma gangorra usando uma tábua longa equilibrada sobre um ponto de apoio (objeto triangular no centro da tábua). Coloque um peso de massa conhecida de um lado e o de massa desconhecida do outro. Continue adicionando itens de peso conhecido até que a balança esteja equilibrada.

Deslocamento

O princípio de Arquimedes afirma que a massa de um objeto é igual à quantidade de água que ele desloca. Esse princípio pode ser usado para determinar a massa, colocando um objeto em um recipiente com água e medindo o volume deslocado. Por exemplo, encha um aquário (ou um recipiente com lados retos) com água e anote o nível. Então coloque o objeto que você quer pesar dentro do aquário e anote o novo volume da água. Multiplique a largura e o comprimento do aquário (em centímetros) pela distância entre as duas marcações da água (em centímetros) para determinar o volume da água deslocada. Esse número (se o aquário for cheio com água nova) será a massa do objeto em gramas. Converta esse número para a unidade desejada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...