Como pesar alimentos sem usar balança

Usar alimentos pré-embalados para pesar outros ingredientes é uma alternativa viável ao uso de balanças

rice image by Avesun from Fotolia.com

Muitas receitas, especialmente as de pães e bolos, requerem medidas bastante específicas. Se a sua cozinha não tiver uma balança, você ainda pode medi-los com precisão. Usar alimentos que já vêm pesadas para servir como base para outras é uma boa maneira de quantificar diferentes ingredientes. Muitos alimentos na despensa estão em embalagens pesadas, em uma variedade de pesos. Encontrar pacotes mais leves pode ser difícil, mas alimentos com mais de meio quilo são relativamente fáceis de encontrar.

Step 1

Determine o peso do ingrediente que você deseja medir. Para receitas que permitem alguma flexibilidade, aproxime para o próximo quarto de quilo. Por exemplo, 600 g de linguiça são quase 500 g, que é mais fácil de pesar.

Step 2

Identifique quais itens em sua despensa têm o peso mais próximo da quantidade determinada pela receita. As latas geralmente são pesos úteis, porque são deixadas fechadas até que sejam usadas por inteiro. Para quantidades maiores, use sacos de arroz, açúcar ou farinha que contenham 500 g, 2,5 kg ou 5 kg.

Step 3

Coloque um pouco do ingrediente que deseja medir em uma sacola plástica. Com as duas mãos, estime quão próximo o peso do ingrediente necessário se aproxima dos itens disponíveis na despensa. Tente deixar os dois pesos o mais próximo possível, adicionando ou removendo o ingrediente da sacola plástica

Step 4

Reserve o ingrediente recém pesado. Para receitas que usam itens de pesos semelhantes, pode ser mais fácil pesar o novo ingrediente comparando com o alimento recém pesado. Ao fazer isso, você manterá os pesos estimados na mesma direção e a proporção dos ingredientes permanecerá similar.

×