×
Loading ...

Benefícios do purificador de ar para a saúde

Mais e mais estudos têm demonstrado que os purificadores de ar reduzem significativamente numerosos contaminantes prejudiciais, encontrados em áreas internas, filtrando-os da casa e locais de trabalho. A instalação desses aparelhos pode eliminar poluentes que causam algumas das doenças das vias respiratórias superiores mais comuns, resfriados, irritação alérgica e asma.

O benefício definitivo dos purificadores de ar para a saúde consiste na possibilidade recém-descoberta de se respirar facilmente sem as muitas partículas prejudiciais que causam crescentes casos de doenças a um número cada vez maior de pessoas.

Função

Ao direcionar o ar através de um filtro, os aparelhos purificadores de ar apanham os poluentes aerógenos potencialmente prejudiciais, que causam várias doenças e são uma ameaça especial a indivíduos alérgicos e asmáticos. Ao enviar o ar da casa múltiplas vezes através de um filtro, o aparelho terá condições de capturar partículas grandes e pequenas e, finalmente, purificar o ar em até 97%, livrando-o de contaminantes inseguros presentes, como pó, pólen, bactérias, esporos e vírus.

Loading...

Potencial

Um purificador de ar decente proporcionará benefícios à saúde pela remoção da maioria das partículas aerógenas dentro de um recinto ou edifício, diminuindo as chances de sintomas de alergia de seus moradores. Tendo em vista que se estima que os poluentes do ar em interiores causem diretamente, ou piorem, quase metade dos principais problemas de saúde, a remoção desses materiais prejudiciais pode prevenir resfriados, asma, cefaleias e irritação alérgica do nariz e olhos, entre outras enfermidades.

Considerações

Embora os purificadores de ar possam aliviar muito a maioria dos sintomas, é importante lembrar que não foi comprovado que esses aparelhos, isoladamente, previnam os sintomas de alergia. Os filtros de ar podem bloquear as toxinas aerógenas antes de serem inaladas, mas não aquelas partículas potencialmente prejudiciais já absorvidas pelas paredes ou objetos da casa.

Em vez de contar somente com os purificadores de ar para impedir a circulação de partículas, a chave é a ventilação adequada, incluindo arejamento ocasional da casa ou escritório. Antes de adquirir um filtro de ar, é sensato tentar primeiro e determinar quais são os tipos de poluentes aerógenos existentes no recinto ou edifício.

Advertências

Os benefícios em potencial dos purificadores de ar para a saúde podem ser negados pelos efeitos indesejáveis de certos tipos que produzem ozônio. Geralmente, isso ocorre quando esses aparelhos são eletrostáticos ou iônicos e carregam eletrostaticamente as partículas aerógenas inciais, mas também extravasam ozônio no processo. O resultado pode ser doença pulmonar, dor torácica e intensificação dos sintomas de asma e alérgicos.

Para evitar filtros emissores de ozônio e obter mais vantagens para a saúde com esses aparelhos, especialistas da indústria recomendam o uso de filtros HEPA, pois estes são comprovadamente de alta eficácia na filtragem do ar de interiores e não projetam quaisquer produtos externamente.

Visão do especialista

O especialista em filtros de ar, Jim Rosenthal, do site AllergyClean.com, incentiva os leitores a empregarem uma abordagem abrangente à redução da asma relacioanda à alergia, em vez de depender completamente dos purificadores de ar para essa tarefa.

Isso significa comprar colchão e fronhas à prova de ácaros da poeira, pois essas partículas causam grande parte dos sintomas alérgicos na casa. Rosenthal cita o estudo Inner City Astham Study, que demonstrou a elevada eficácia do uso dos filtros HEPA em conjunto com roupas de cama resistentes a ácaros.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...