Como fazer bicarbonato de sódio

••• Toxic hazard flag image by Stasys Eidiejus from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

O bicarbonato de sódio, também conhecido como hidrogenocarbonato de sódio, é um item comum usado no cozimento e para outros fins domésticos. Os laboratórios também utilizam o bicarbonato de sódio para neutralizar produtos químicos ácidos e como um tampão para os níveis de pH. O preparo de bicarbonato de sódio envolve o uso de materiais perigosos. Não tente fazer isso sem equipamento ou treinamento adequados.

O preparo de uma solução saturada de cloreto de sódio

Passo 1

Misture 40 g de cloreto de sódio em 100 ml de água. Se você não souber se a solução está saturada, pare aqui e não continue. Se você tiver certeza de que a solução está saturada, decante-a no borbulhador de gás.

Passo 2

Toxic hazard flag image by Stasys Eidiejus from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Deixe o gás amônia borbulhar na capela laboratorial através da solução de cloreto de sódio saturada. Deve levar apenas alguns minutos para saturar a solução com gás amônia. Certifique-se de manter o excesso de amônia em uma armadilha de gás.

Passo 3

Com os produtos químicos ainda na capela laboratorial, faça o dióxido de carbono borbulhar através da solução. O bicarbonato de sódio irá precipitar.

Passo 4

Filtre cuidadosamente o bicarbonato de sódio da solução utilizando filtração por gravidade.

Passo 5

Deixe-o secar naturalmente. Descarte a solução restante, que contém cloreto de amónio residual, cloreto de sódio e carbonato de sódio.

Mais recentes

×