Como bloquear o calor do sol em janelas

••• Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Do final da primavera até o início do outono, as janelas captam o calor do lado de fora. O vidro é um condutor e permite que o calor entre no ambiente. Por esse motivo, um cômodo pode ficar quente rapidamente durante os dias ensolarados. Isolar as janelas para bloquear esse calor ajuda a diminuir a temperatura do ambiente. Use isoladores removíveis para facilmente bloquear as janelas durante os meses quentes e retirá-los depois, quando o clima esfriar.

Passo 1

Meça o interior da moldura ao redor da janela que deseja cobrir. Meça a parte superior e um dos lados para conseguir a altura e a largura da janela. Multiplique uma pela outra para determinar a área total que deverá ser coberta.

Passo 2

Faça uma lista com as medidas de cada uma das janelas. Rotule-las em uma folha de papel, anotando o local delas para saber quais medidas pertencem à determinada janela.

Passo 3

Compre pacotes de placas de isopor numa papelaria ou loja de artesanato. Use placas finas, como as de 5 milímetros

Passo 4

Abra o pacote e retire a placa de isopor. Verifique, em sua lista, a primeira medida. Prepare a quantidade correta de isopor para aquela janela. Corte-o no tamanho desejado, mas deixe alguns milímetros ao redor para garantir que a placa encaixe na moldura da janela, mas não cole direto no vidro dela. O papel-alumínio ocupará o espaço que sobrar.

Passo 5

Deite a placa de isopor para evitar cortar ou riscar qualquer outra superfície.

Passo 6

Meça a folha de papel-alumínio para cobrir a primeira placa, em todos os lados. Não precisa cobrir toda ela com apenas uma folha de alumínio, a não ser que a janela seja pequena. Rasgue o papel do rolo. Repita esse passo para cada folha de alumínio.

Passo 7

Na superfície de trabalho, coloque as folhas de alumínio com o lado brilhante virado para fora. Coloque a placa de isopor sobre o alumínio e enrole-o ao redor dela.

Passo 8

Aplique um pouco de cola entre a placa e as bordas do papel alumínio. Pressione-o, para garantir que a cola o fixará na placa. Limpe o excesso.

Passo 9

Não esqueça que o papel alumínio precisa cobrir todas as bordas e cantos da placa. Cubra o meio dela apenas após cobrir os cantos.

Passo 10

Use fita adesiva transparente para colar o papel-alumínio.

Passo 11

Repita os Passos de 4 a 10 para cobrir cada janela.

Passo 12

Insira cada placa na janela adequada, de forma que encaixe perfeitamente.

Mais recentes

×