×
Loading ...

Como fazer bonsais de árvore de jade

O bonsai é um método artístico de cultivar árvores, plantas e arbustos em formas ornamentais em pequenos vasos. As plantas usadas para o bonsai nem sempre são plantas pequenas, mas o cultivo diferenciado as torna anãs em comparação às plantas cultivadas normalmente. A árvore de jade é uma escolha excelente para a arte bonsai, pois esta suculenta é uma planta resistente que apresenta um caule resiliente e forma distintas folhas arredondadas e carnosas. Podendo ser cultivada tanto em interiores quanto ao ar livre, a planta prospera e se adapta à vários estilos e formatos. Por causa de sua resistência e flexibilidade, a árvore de jade é ideal para criadores tanto inexperientes quanto veteranos.

Instruções

A árvore de jarde é uma das plantas adequadas para o cultivo na forma de bonsais (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha uma planta para cultivar; você pode encontrar mudas em estufas, lojas de jardinagem ou floriculturas. Se você estiver transplantando uma muda de uma planta maior, certifique-se que o solo esteja seco antes de remover a planta de seu vaso original.

    Loading...
  2. Escolha um vaso decorativo para colocar sua planta. Um vaso de cerâmica com furos para drenagem é ideal para garantir um fluxo adequado de água. Lojas de jardinagem fornecem uma grande variedade de potes para se escolher. Escolha o tamanho apropriado baseando-se no tamanho máximo que você quer que sua planta atinja.

  3. Compre o substrato para o plantio; se você achar adequado, dê um acabamento ornamental ao seu vaso com pedras decorativas depositadas sobre o substrato. As pedras também podem ser encontradas em lojas de jardinagem.

  4. Coloque o substrato no vaso e plante sua muda no solo. Cubra o solo com as pedras, se você as tiver comprado. Até que o enraizamento esteja concluído, deixe sua planta em uma área bem sombreada e regue o mínimo possível para manter o ambiente úmido.

  5. Decida o formato que você deseja para sua planta. Você pode começar a podá-la uma vez estabelecidas as raízes e iniciada a fase de crescimento da planta em seu novo ambiente. Use estacas e arame para orientar o crescimento da planta no formato desejado; as estacas também podem ser usadas para fixar o tronco no lugar enquanto você molda os galhos na direção desejada com o arame. Se você preferir que sua planta assuma um formato padrão para sua planta, simplesmente ajude-a a se estabelecer usando as estacas e pode a planta para manter a estatura e largura nas medidas adequadas.

  6. Regue sua planta conforme necessário; por ser uma suculenta, a árvore de jade armazena água em seu tronco e folhas, e a rega excessiva é desnecessária e potencialmente danosa para a planta. Uma dica legal é regar a planta somente quando o solo estiver seco. A depender da quantidade de sol, regar de uma a três vezes por semana pode ser suficiente.

  7. Pode sua árvore conforme ela cresce. Baseado em suas preferências de formato e tamanho, use uma tesoura comum ou de poda para cortar os galhos e folhas à medida em que crescem. Você poderá julgar o padrão de poda apropriado à medida em que visualiza o formato desejado para sua planta. Pode também a planta de acordo com o tamanho (altura e largura) desejados para o bonsai, e faça a manutenção constante de sua aparência com podas regulares.

Loading...

Dicas

  • A árvore de jade é uma ótima planta de interiores, e pode ser cultivada ao ar livre se você mora em um local de clima tropical.
  • Uma vez aprendida a técnica de cultivo de árvores de jade em bonsai, tente plantar várias plantas em um vaso retangular para simular uma pequena floresta de bonsais de jade.

Aviso

  • Não regue demais sua planta recém transplantada ao começar o processo de cultivo em bonsai, pois as raízes podem apodrecer com a umidade excessiva antes de se estabelecerem com sucesso.
  • Não deixa as plantas ao relento durante os meses mais frios se o inverno de sua região é muito intenso. A planta, endêmica de ambientes tropicais, não irá sobreviver em condições muito frias. A água armazenada nas folhas e no caule, ao congelar, forma cristais de gelo que irão destruir órgãos da planta e romper a estrutura das células, matando a planta de dentro para fora.

O que você precisa

  • Árvore de jade
  • Vaso de cerâmica
  • Substrato
  • Pedras decorativas
  • Arame
  • Estacas de madeira pequenas
  • Água
  • Tesoura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...