Como fazer bulbos de amarílis voltarem a dar flor

••• John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Os bulbos de amarílis são comercializados como presentes na época do Natal devido à beleza de suas flores que são geralmente vermelhas e têm baixo custo. Elas são grandes flores no formato de trompete com longos caules e folhas delgadas de várias cores diferentes. A flor é exuberante e dá ótimos arranjos de mesa. É uma pena que elas floresçam somente uma vez e sejam, então, jogadas fora. Mas há um jeito de fazer com que elas deem flores todo ano de um modo relativamente fácil.

Passo 1

Remova as flores quando elas murcharem. Corte as hastes a 2,5 cm acima do bulbo assim que as flores terminarem de florescer, mas não remova as folhas. Pode ser que a seiva escorra através do corte, mas isso para logo em seguida.

Passo 2

Coloque o pote com a amarílis em um lugar ensolarado e regue-o com frequência. As folhas vão continuar a crescer e se desenvolver.

Passo 3

Adube a planta com fertilizante caseiro solúvel em água a cada mês e continue molhando-a para manter o solo úmido.

Passo 4

Coloque o vaso em uma área exterior, que receba a luz solar filtrada depois do perigo da geada passar. Cave um buraco grande o suficiente para afundar o pote no chão até a borda. As folhas podem cair e esbranquiçar, mas isso é normal. Folhas novas deverão crescer mais tarde. Mantenha a terra úmida durante o verão e continue usando o fertilizante a cada duas semanas, atentando-se às instruções da embalagem. O bulbo deverá ficar maior.

Passo 5

Molhe a planta com menos frequência à medida que o tempo frio se aproximar. Faça isso gradualmente para reduzir as chances de causar um choque à planta. As folhas devem começar a morrer neste ponto.

Passo 6

Traga o vaso para dentro e coloque-o em uma área escura e fria, de 10°C a 15°C, e pare completamente de molhá-la. Quando as folhas secarem, remova as que estiverem próximas ao bulbo. Coloque os vasos lado a lado e mantenha-os lá. A amarílis demora seis semanas para florescer a partir de quando for replantada, então, espere até o meio de outubro para fazê-lo, assim ela florescerá próximo ao feriado de Natal. O período de descanso deve ser de no mínimo seis semanas.

Passo 7

Encha o novo vaso com uma parte de terra para vaso, uma parte de turfa e uma parte de vermiculita. Remova o bulbo do vaso antigo e enterre-o entre 1/2 e 1/3 do recipiente novo. Coloque-o em uma área quente e ensolarada, lembrando-se de sempre manter o solo úmido. Em pouco tempo o bulbo deve crescer e florescer.

Mais recentes

×