Como fazer seu cachorro parar de comer pedras?

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Existe um distúrbio no qual animais consomem itens que não são alimentos, como pedras ou cascalho. Em cães, é mais comum que filhotes ou animais mais novos desenvolvam a doença. A ingestão de pedras pode levar a problemas sérios de saúde, desde bloqueios intestinais a perfuração do estômago ou cólon. Com isso o cão pode precisar de uma cirurgia ou até morrer. Para impedir que seu cãozinho continue ingerindo pedras, é preciso que descubra qual a razão para esse comportamento. Eles podem estar com uma doença ou problema comportamental, como ansiedade e stress, ou estarem simplesmente entediados.

Passo 1

Consulte o seu veterinário para excluir a possibilidade de um problema médico, incluindo doenças, deficiência nutricional ou problema digestivo. Contudo, é mais provável que essa compulsão seja o resultado de um problema comportamental em vez de um problema médico.

Passo 2

Remova quaisquer pedras do quintal, se possível. Ao mesmo tempo, deixe seu cachorro dentro de casa durante o dia ou quando não estiver por perto.

Passo 3

Forneça mais atividades estimuladoras e desafios para seu cachorro. Brinque com ele quando estiver em casa e deixe vários brinquedos para mastigar quando ele ficar sozinho. Compre brinquedos novos e pense em jogos diferentes para eliminar o tédio.

Passo 4

Mude a alimentação do cachorro devido à possibilidade de haver deficiências ou por ele estar muito acostumado com a atual. Dê novos alimentos que ele possa mastigar também.

Passo 5

Evite castigar seu cachorro quando vê-lo com uma pedra. Distraia-o com água fria espirrada no rosto e agrade-o quando soltar a pedra.

Passo 6

Coloque uma focinheira quando precisar ir para a rua. Ele só deve usar isso em períodos curtos de tempo.

Passo 7

Consulte um especialista em comportamento canino se o problema persistir. Pode ser que precise de treinamento individual e conselhos para eliminar esse comportamento.

Mais recentes

×