×
Loading ...

Como fazer um café flat white utilizando uma máquina de café expresso

O café expresso flat white é uma bebida popular na Austrália e na Nova Zelândia. Por possuir menor quantidade de leite, trata-se de uma bebida mais forte, derivada do tradicional café com leite, sendo feita, porém, em copos menores ao invés de grandes copos. O café flat white geralmente é elaborado a partir do leite vaporizado, podendo ser servido em xícaras de café expresso. Em razão da vaporização, forma-se uma camada de espuma sobre o leite, criando uma mistura espessa e cremosa. A espuma restante é retida junto ao café, justificando o nome da bebida. O café flat white permite a elaboração de desenhos sobre a espuma cremosa.

Instruções

O café flat white é feito a partir do leite vaporizado, sendo uma variação do café expresso (rosetta latte image by Felix Chen from Fotolia.com)

    Elaborando um café flat white

  1. Despeje água fria no recipiente de água da máquina de café expresso. Coloque os grãos de café no moedor e retire quando estiverem bem moídos. Jogue os grãos moídos em um dos cestos da máquina de café expresso para iniciar o procedimento. Aperte os grãos delicadamente.

    Loading...
  2. Coloque o cesto junto ao suporte do filtro, retirando os grãos em excesso. Posteriormente, coloque o suporte do filtro em seu devido lugar na máquina, até que ele esteja corretamente encaixado.

  3. Coloque o copo de café expresso abaixo do bocal da máquina. Ligue o equipamento. A água será forçada a entrar através dos grãos moídos, dirigindo-se diretamente ao copo. Para finalizar, o café expresso deve vir acompanhado do creme ou de uma espuma marrom clara no topo. Quando estiver pronto, retire e guarde o copo com o líquido.

  4. Coloque leite em um jarro até a metade. Coloque o tubo de vapor da máquina de café expresso sobre o leite, submergindo completamente o bocal, mas mantendo-o perto do topo. Ligue o vaporizador até que ele comece a assobiar. Certifique-se de que as bolhas não fiquem visíveis e que o leite se torne macio e cremoso. Tenha cuidado para não vaporizar o leite por muito tempo, pois ele pode queimar.

  5. Dobre a quantidade de espuma sobre o leite. Com isso, haverá apenas um pouco de espuma sobre o topo da bebida. Retenha a espuma com uma colher ao derramar o leite sobre a xícara de café expresso. Pegue uma pequena porção de espuma com uma colher na parte superior e mexa apenas uma vez.

Loading...

Dicas

  • Cubra a bebida com canela ou chocolate em pó, a fim de garantir um sabor diferente.

Aviso

  • Não deixe que a temperatura do leite passe de 70 °C. Uma temperatura próxima a 50 °C é ideal para fazer a bebida. Caso você tenha dificuldades para trabalhar com a espuma ou a temperatura, coloque um termômetro para alimentos no jarro de leite enquanto ele estiver sendo vaporizado.

O que você precisa

  • Água gelada
  • Máquina de café expresso com um tubo de vapor
  • Pequeno copo de café expresso
  • Grãos de café
  • Moedor de café
  • 1 xícara de leite integral
  • Jarro de aço inoxidável de 340 ml

Referências

Loading ...
Loading ...