Como calcular a área de um terreno?

••• Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Calcular a área de um terreno é uma importante ferramenta da matemática clássica e também algo útil para a vida: A área do terreno é necessária para um projeto de construção, para o parcelamento da posse da terra, para a compra e para determinar a propriedade. Há um cálculo simples que determina a área de um pedaço quadrado ou retangular de terra, e uma ligeira modificação, quando o terreno não possui esses formatos.

Calculando a área do terreno

Passo 1

Meça e anote a largura e a altura do terreno. Se ele não for retangular ou em forma de um quadrado, meça os maiores quadrados e retângulos que você conseguir dentro do espaço do terreno.

Passo 2

Divida o excesso de terra, além das medidas retangulares ou em forma de quadrado, em triângulos, e anote a altura e a base deles. Tente criar e medir os maiores triângulos possíveis dentro do limite do terreno, para reduzir o número de cálculos de áreas.

Passo 3

Multiplique o comprimento pela altura do terreno que tem forma de um quadrado para achar a área do mesmo. Anote esse número.

Passo 4

Para a área do triângulo, multiplique a base por 0,5, e o resultado pela altura de cada triângulo. Anote todas as áreas.

Passo 5

Some a área do terreno que tem forma quadrada ou retangular com a área que tem a forma de triângulo. O resultado será igual a área total do pedaço do terreno.

Mais recentes

×